Reflexão e Ação. Atividade Individual Caderno1

Reflexão e Ação.
Atividade Individual. Caderno 1
Com base nos dados apresentados no Caderno I que nos traz uma reflexão quanto a reconstrução histórica da educação, pude observar que os maiores desafios que permeiam sobre a realidade da educação brasileira, principalmente no Ensino Médio, ainda continuam sendo quanto ao acesso e a permanência desse aluno dentro do ambiente escolar.
Por mais que as políticas públicas estejam evoluídas e ao mesmo tempo preocupadas com o acesso à escola, sem sombra de dúvidas a permanência do aluno principalmente no Ensino Médio é algo que ainda preocupa muito. Essas possíveis desistências muitas vezes estão relacionadas ao enfrentamento prematuro ao mercado de trabalho, ou seja, opta-se pelo estudar ou sobreviver. Outras situações que podem estar relacionadas dizem respeito a constituição familiar precoce, falta de incentivo tanto familiar quanto na escolar, envolvimento com drogas, gravidez, entre outros.
Talvez este seja um dos muitos motivo pelo qual se justifica a importância da EJA para esses alunos, sendo assim oportuniza-se uma ação política de reparo e igualde de acesso e permanência novamente a esse aluno que esta principalmente fora da idade escolar.