Reflexão e Ação, atividade individual 1º- Colégio Estadual Zilah dos Santos Batista- Paranaguá

Orientador: Luciana Barcelos

Participante: Giselle Patricia Ignacio

Analisamos os diversos problemas e sobretudo, os desafios a serem superados no Ensino Médio, mas podemos começar conhecendo a realidade, estudá-la e rever as propostas existentes, podendo então, transformá-la com sucesso.

Diante das estatísticas abordadas, conclui-se que é de fundamental importância encontrarmos soluções em conjunto e precisamos iniciar o processo o mais rápido possível. É inadimissível que em um país emergente como o Brasil ainda exista um abismo gigantesco na desigualdade educacional e o que nos cabe ressaltar, no Ensino Médio, pois é sabido que esta é a última etapa da escolarização básica e fundamental na vida dos nossos alunos. Entretanto, quando chega-se a esses períodos encontramos um afunilamento na quantidade e qualidade do ensino dos nossos alunos. Ficamos perdidos no que realmente ensinar, quais conteúdos abordar, o que contemplar, seja para a vida ou para a profissão.

Por essas razões, o curso em questão é de grande valia para começarmos a dar os primeiros passos para uma padronização na qualidade do Ensino Médio e que sua universalização e igualdade realmente comecem a se firmar na sociedade brasileira.