Reflexão e Ação Atividade Final Temática VII

PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO TEMÁTICA 7
PROFESSORA TUTORA: Maria Luiza Martins de Castro
PROFESSORA CURSISTA: Joanita Aparecida dos Santos
Reflexão e Ação sobre os cadernos do MEC.

REFLEXÃO E AÇÃO ATIVIDADE FINAL

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio Caderno do Mec e Seed podemos refletir e discutir sobre a qualidade do ensino, pensar em ações para oferecer um ensino atrativo e preparatório para o sujeito do ensino médio na formação humana integral. Durante esta primeira etapa do curso foi discutido as temáticas: temática I Ensino Médio e Formação Humana Integral; temática II O Jovem como Sujeito do Ensino Médio; temática III  O Currículo do Ensino Médio, seus Sujeitos e o Desafio da Formação Humana Integral, temática IV Áreas de Conhecimento e Integração Curricular; Temática V Organização e Gestão democrática da Escola; Temática VI Avaliação no Ensino Médio .
Analisamos a situação atual do ensino, no decorrer da história, a formação da base do ensino médio até os dias atuais. A origem a politica educacional, os pontos positivos como os pequenos avanços, Plano Nacional da Educação e as Diretrizes. Os pontos negativos como a falta de interesse e de expectativas alguns jovens,  evasão escolar, desistência, falta de programas voltada para o fortalecimento do ensino médio ao longo da historia,  os desafios encontrados no ensino médio, quem são os sujeitos do ensino médio? Como a escola poderá contribuir para o futuro desses jovens. Em resposta a essas perguntas foi aplicada uma pesquisa com os estudantes do Ensino Médio para saber quem são o que pensam: são jovens que buscam na escola uma oportunidade de uma formação adequada e com qualidade para construírem e conquistarem um mundo melhor. Os jovens estão preocupados com o futuro principalmente com mercado de trabalho e a escolha da profissão, isso demostra que a maioria dos jovens tem responsabilidade e sonham com um mundo mais justo e igualitário.
Para atender as expectativas desses jovens há a necessidade de reformulação do currículo do ensino médio o qual deve levar em consideração a integração entre trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Na organização curricular precisa levar em considerações as relações entre os conhecimentos gerais e especifico. Para a formação integral do ser humano ele deverá ter acesso ao conhecimento cientifico tecnológico produzido a partir dos conhecimentos acumulados pela humanidade, que possibilite a formação desse conhecimento para atuar e transformar a sociedade em que vive em um mundo melhor.
A formulação do currículo deve contemplar as disciplinas de forma integrada, o ensino e aprendizagem dos conteúdos não devem ser fragmentados. Como demostra o filme ponto de mutação os conhecimentos estão ligados entre si para entender um assunto tenho que saber outros e assim por diante, o conhecimento não é isolado eles se completam.
Referência
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno I,II, II, IV, V VI : / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica;– Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2013