REFLEXÃO E AÇÃO

REFLEXÃO E AÇÃO

CEEP PEDRO BOARETTO NETO

DENISE ELIZABETH PASQUALETTO

ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS

FRANCISCA FIRMINO DA SILVA

GELSON LEANDRO KAUL

CLOVIS  ORTIGARA

FÁBIO GIACOMEL

Sabe-se que a promoção da valorização do professor ajudam a refletir sobre o mesmo e sobre o currículo, nossas práticas tem como objetivo a formação do aluno, de forma mais humana e integradora, cabe ao professor atualizar-se, repensar sua didática, metodologia e sua avaliação. Como direito social o ensino é ofertado a todo ser humano, e o princípio educativo em questão é o aprender trabalhando ou trabalhar naquilo que estamos envolvidos, buscando uma formação emancipadora. Fazendo com que o educando busque seus sonhos, se transforme e assim, promova uma sociedade justa e igualitária. Tudo isso é possível através do conhecimento científico e tecnológico, visando inserir o aluno na sociedade e possa transformar o nosso país. Nossos jovens hoje podem mudar o mundo amanhã, os valores de hoje serão os mesmos no futuro próximo. Hoje nossa função é repassar conhecimentos. Temos o currículo como para definir objetivos e metodologias para atingir a nossa meta enquanto educadores. Sabe-se que o currículo é o coração da escola, o espaço central de nossa atuação enquanto docentes, seja qual o nível do processo educacional. Assim, o papel do educador é a própria construção do currículo, bem como para discussões e reflexões sobre as alterações, replanejamentos, e como educadores devemos estar participando em todas as suas mudanças, sendo crítico e criativo, fazendo com que o currículo seja atraente e democrático. Partindo do princípio que  o ser humano é o produtor de sua realidade e a educação o meio para atingir esse objetivo, o aluno deverá apropriar-se e transformar o conhecimentos, através da pesquisa escolar ou científica. Devemos ter em mente que a interdisciplinaridade é a maneira mais fácil de atingir esse objetivo. Possibilitando ao aluno compreender conceitos e métodos de aprendizagem. Temos a avaliação como prática pedagógica com a função de diagnosticar e verificar a qualidade dessa apropriação de conhecimento.