REFLEXÃO E AÇÃO 2 - Aspectos julgados importantes do perfil social, cultural e econômico do sujeito no Ensino Médio da nossa escola.

COLÉGIO ESTADUAL HIRAM ROLIM LAMAS - ANTONINA - PR

Professores: Adilson Takami Singo, Andressa Iara Budny, Edna Pinto Cardoso, Elísia Santos de Matos, Evanize Rodrigues Costa, Fernanda Neves Alves, Jeniffer Lauwanda Gontijo dos Santos, Luciana Costa Teófilo, Lucimar Souza da Costa, Mariele de Fatima Cunico, Neuza Maria Machado e Ricardo Machado.

Os dados que permitem conhecer o perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio da nossa escola é baixa renda familiar, algumas comunidades praticam a agricultura familiar e comercial, vivem em comudades tradicionais praticando o extrativismo e a caça, outras famílias sobrevivem exclusivamente com a renda do Bolsa Família, temos a comunidade do Cedro, a mais retirada, grande distorção da idade/série.

Por serem comunidades rurais, não têm acesso as tecnologias modernas, como também não valorizam ou até mesmo desprezam a cultura popular da família.

Os jovens se envolvem sexualmente muito cedo, consequentemente as meninas engravidam cedo e desistem da escola. Os rapazes sem perspectivas envolvem-se com drogas ou saem da localidade em busca de oportundiades, sem terminar o Ensino Médio.