REFLEXÃO E AÇÃO 1 - CADERNO 1

Os desafios para o Ensino Médio começam pela comprensaõ da lina pedagógica estabelecida pelo Governo Federal e pelos Governos Estaduais; da responsabilidade do Estado Brasileiro com a qualidade socialmente referenciada do trabalho, ciência, cultura e tecnologia. No cotidiano escolar o desafio é com a matrícula, frequência e permanência do aluno noturno na Escola. O primeiro item a explicação encontr-se na formação dos professores. O segundo item, na compreensão dos alunos por trabalho e ganho de vida ligado a família, a vida familiar, vida social, vida econômica e da sua juventude.

As condições de vida apresentadas pelos alunos, como estrutura, saneamento, moradia própria, viver de aluguel, viver em ocupações precárias e irregulares sem nenhuma estrutura de saneamento básico. As condições culturais que permeiam a violência, a religião, o acesso a leitura de um jornal, revistaou livro é quase nulo, frequentar, cinema, museu, teatro ocorre quando e se a Escola leva. Compreender e superar esse mundo do estudante é fundamental para o fortalecimento do Ensino Médio.

A formação humana deve ser pautada nas transformações sociais, políticas e culturais, necessárias à edificação de uma sociedade igualitária, democrática e crítica. O trabalho deve ser compreendido no sentido duplo; como princípio educativo: o histórico e o ontológico. Articular as modalidades do Ensino Médio, garantido o direito de acesso e permanência a todos de forma pública laica e de qualidade sob tutela do Estado Brasileiro. Isso exige que o professor tenha uma formação com referenciais teóricos voltados para o Ensino Médio. Mas, para que a Escola atraia o melhor professor, é necessário, que ela ofereça o melhor salário e as melhores condições de trabalho.

Ampliação de vagas, criação de um sistema de matrícula obrigatória no final do Ensino Fundamental, para a permanência, criar um elo, um incentivo (epécie de carreira estudantil) que motive no trabalho o estudo e que leve o estudante a frequentar a Escola, sem faltas, com dedicação, melhorando o aproveitamento escolar.

Alamir, Luciana, João e Marcia Guerra.