Reflexão e ação

Resposta 2 – página 31:
    O perfil social, cultural e econômico: são alunos jovens, simples, que sempre estudaram na rede pública e moram na comunidade. Poucos são leitores ativos. Não costumam ler jornais e têm pouco conhecimento político.

Resposta 3 – página 40:
     Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) afirma-se que o Ensino Médio baseia-se na Formação integral do estudante
(Art. 5º, Inciso I). Também defende-se a constituição de um Sistema Nacional de Educação que integre os diferentes níveis e modalidades da educação escolar. O Ensino Médio está em uma posição fragmentária e por isso deve-se mudar essa situação, concebendo o EM a partir de uma concepção comum, igualitária, que garanta ao estudante uma formação completa para a leitura do mundo e para a atuação como cidadão pertencente a um país.

Resposta 4 – página 45:
     Ter no Ensino Fundamental uma base mais forte, um ensino de melhor qualidade, que forneça toda a base de instrução para o aluno conseguir acompanhar o Ensino Médio. Também ter uma família mais bem estruturada que cobre mais e dê exemplo aos filhos para concluir o Ensino Médio. Também que o aluno com idade para ingressar no EM não precise parar de estudar para ajudar a sustentar a sua família através do trabalho.