Reflexão 1 do Caderno 1

Equipe: Rodolfo, Leila, Valéria, Lindsay, Rita.

O grande desafio atualmente são fazer os(as) alunos(as) permanecerem na escola e a motivação.
Despertar no educando o interesse e a importância na permanência e conclusão do Ensino Médio, requer também dos professores atualizações e conhecimento para transmitir o que a atual geração nos conteúdos necessários e estabelecidos pelo ENEM, VESTIBULARES e mercado de trabalho.
A matrícula no Ensino Médio, não é garantia de que o(a) aluno(a) irá concluir o curso, pois fatores no decorrer do estudo influenciam na desistência e/ou permanência desses na escola.
Se um dos motivos/consequências da evasão é a entrada no mercado de trabalho, deveria e é este mercado de trabalho também que força o cidadão-estudante buscar outras maneiras para a conclusão do certificado em cursos mais rápidos ou profissionalizantes para obtenção do “diploma de conclusão”.
O mercado – indústria, comércio, agricultura e outros setores também forçam a busca de profissionais com conhecimento direcionado, causando grande busca pelo Ensino Médio e Técnico Profissionalizante.
A sociedade em que o estudante está inserido é um fator determinante na conclusão das etapas escolares.
Há de se pensar também na qualidade desse curso, com professores no incentivo, e sem dúvidas no apoio e orientação das famílias, dos funcionários da escola que muito contribuem no processo ensino/aprendizagem, nos exemplos de seus afazeres, tarefas essenciais como o bem estar nos locais de estudo, a merenda servida com zelo e carinho, a Coordenação, a Secretaria, a Direção Escola, a comunidade como um todo são primordiais para se atingir o processo de sucesso no decorrer dos estudos.
Orientar o discente é um trabalho árduo e lento e de cada um que na escola trabalha, pois por muitas vezes é o único exemplo que o(a) aluno tem como referencia de base.