REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL - Matemática

Grupo de Estudos Colégio Estadual “José Bonifácio” / Paranaguá – PR
Professores: André Domingos C. Carvalho, Claudia Regina R. A. de Souza, Dinair E. Alves, Eduardo F. Nascimento, Elenice Lenartoviscz,, Maria Helena Silva, Maria do Rocio Correa, Regina Alves Correa, Ricardo L. Soares Fº e Sueli Delorenci Alves.
Orientadora de Estudos: Antonia Eudinéia B. Melo.

PROBLEMA: Reduzir a idade penal mínima é a solução para diminuir a criminalidade?

JUSTIFICATIVA:

Um dos temas de maior polêmica na atualidade é o que reduz de 18 para 16 anos  a idade penal e que causou uma problemática de interpretação, decorrente de má informação, muitas vezes, de pessoas que se colocam como formadores de opinião em meio de massa, e que acabam reforçando o senso comum. Este foi o motivo pelo qual optamos por reunir professores de diversas áreas, visando novos percursos na busca  do conhecimento validado cientificamente, pois é inquestionável que todos queremos soluções para a violência e a criminalidade, mas precisamos encontrar alternativas que possam resolver o problema de forma madura e responsável.

DESENVOLVIMENTO
       Para isso, procuraremos, inicialmente, pautar nossa prática pedagógica no saber sistematizado, a partir da pesquisa e investigação, integrando professores de diferentes áreas, num trabalho em grupo, onde os alunos, num primeiro momento, colocarão livremente suas opiniões, partindo do conhecimento que trazem consigo.
       Como segunda etapa  das atividades, os estudantes serão orientados a elaborar novos questionamentos com base em levantamentos bibliográficos de textos voltados ao tema, leitura de publicações diversas, uso de tecnologias para propiciar a coleta de textos, áudios, vídeos, entre outros.
      Na Matemática, os alunos realizarão suas pesquisas buscando dados estatísticos para a obtenção de informações como: percentual de crimes praticados por menores comparados aos praticados por adultos; reincidência pós-período de internação e/ou reclusão em penitenciária, e outros.
      Quanto às Ciências Humanas, será discutido à necessidade de políticas públicas, principalmente, que venham a inserir o infrator no meio social como uma possível solução para a onda de violência.
      Na área das Ciências da Naturesa, será abordada a violência e criminalidade, frutos do uso de drogas lícitas e ilícitas, suas características nocivas, entre outros.
      Já na área de linguagens, a elaboração de materiais que proporcionem esclarecimentos através de debates com os familiares, folhetos informativos, encenações teatrais, cartazes, exposições de textos, atividade esta que colocará  o aluno como agente transformador do espaço em que vive.
       É importante deixar claro que, esse trabalho não tem a pretensão de esgotar o assunto, mas incentivar o estudante a buscar conhecimentos científicos através da pesquisa para que ele mesmo possa formar suas próprias opiniões.