Reciclagem é preciso saber usar - sismedio 2015

ELIZABETE GAVLOVSKI
RESUMO

Este trabalho traz uma reflexão sobre problemas ambientais e reciclagem, em nossa comunidade escolar, em especial sobre o lixo, seu destino e possíveis formas de reaproveitamento: aborda também a necessidade da prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental da sociedade. Nosso intuito é trabalhar interdisciplinarmente com os alunos sobre Educação Ambiental, conscientizando-os da importância da reciclagem e da preservação do meio ambiente.
PALAVRA- CHAVE: Reciclagem – Meio Ambiente – Aluno - Interdisciplinaridade

INTRODUÇÃO
Convivendo com os alunos percebemos que há uma urgência quanto a realização de trabalhos educacionais voltados para a preservação do meio ambiente, pois muitos deles ainda não praticam coleta seletiva do lixo doméstico, e não têm a conscientização foi constatado que há necessidade de se preservar o meio ambiente. O projeto é útil no sentido de esclarecer ao aluno e familiares sobre os benefícios da reciclagem. Nosso principal objetivo é contribuir para a transformação do educando, tornando-o consciente e comprometido com o bem estar de todos. Para que isso aconteça faz-se necessário que a escola trabalhe interdisciplinarmente com formação de valores e atitudes.

DESENVOLVIMENTO
• Palestras e vídeos;
• Questionários quanto a coleta seletiva;
• Pesquisa sobre reciclagem;
• Importância da reciclagem – leitura de textos;
• Leitura do poema Paraíso;
• Música Planeta Água (Guilherme Arantes);
• Do lixo para o luxo (confecção de porta lápis);
• Feira com o produto de lixo reciclável;
• Cesta de lixo com monitores velhos.

ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO
O tema possibilita a interdisciplinaridade com as disciplinas de:
• Português – Leitura de diversos gêneros textuais (notícias, artigos, poemas);
• Ciências – Elaboração de um questionário e vídeos sobre doenças causadas pelo lixo;
• Geografia – Passeio ecológico, observando a realidade ambiental.
Documentário (“Estemira” uma mulher que vivia no lixão);
• Artes – Confeccionar um mural ecológico – oficinas do lixo ao luxo;
• Matemática- Gráficos sobre o desperdício no nosso país. Gráficos sobre o tempo que a natureza leva para (absorver os detritos);
• Inglês – Pesquisa sobre a reciclagem em outros países.

APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
Propomos com esse projeto, trabalhos com atitudes e formação de valores, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acumulo de lixo. Diante desse contexto acreditamos, que a escola tenha um papel de suma importância no que se refere a desenvolver o senso crítico dos alunos.