Realizada primeira etapa da formação dos orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Nos dias 24 e 25 de junho foi realizada a primeira etapa de formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, nas cidades de Curitiba e Paranaguá, realizada pela equipe do Observatório do Ensino Médio da UFPR. O programa de formação continuada tem como objetivo rediscutir e atualizar as práticas docentes em conformidade com as Diretrizes Curriculares do Ensino Médio.

Nestes dois dias o curso foi voltado para mais de 170 professores que exercem dentro do Pacto a função de orientadores de estudo. Cada um deles organizará em sua escola a proposta de formação de acordo com a organização do trabalho pedagógico da mesma, seus tempos e espaços institucionais, assim como as possibilidades de rearranjos da hora-atividade, de forma a privilegiar o trabalho coletivo.
Em Paranaguá a formação foi realizada no dia 24/06 com a participação de 31 orientadores de estudo, e em Curitiba no dia 25/06, para 146 orientadores.

No período da manhã foi realizada uma apresentação geral sobre o Pacto com relação à sua criação, objetivos, público, concepção e organização. As perguntas e contribuições foram diversas e focaram tanto sobre a questão conceitual quanto a operacional. No período da tarde foi apresentada uma síntese do Caderno 1 da primeira etapa de formação. Na atividade seguinte, a turma foi organizada em cinco grupos de trabalho para a realização das atividades de “Reflexão e Ação” contidas no caderno. Depois, cada grupo apresentou as suas proposições em relação às atividades e discutiu sobre as formas de encaminhamento junto aos professores cursistas nas escolas.

Para a professora Ceuli Mariano Jorge, formadora responsável por esta etapa do curso, “é importante termos em mente a grandeza e dinamicidade deste processo, além do fato de ser uma formação inovadora. Estamos sendo formados, e formaremos outros formadores que formarão os professores. Isso certamente irá remexer tudo, desmobilizar, desconstruir e reconstruir o novo Ensino Médio”.