Realidade X Estudos dirigidos - caderno 4

Percebemos que os estudos retratados no Pacto nos cadernos até então apresentados estão aquém da nossa realidade, faltando-nos estrutura compatível com o que nos é requisitado.
Há uma impossibilidade de conhecer toda a realidade dos alunos.
Existe uma série de barreiras tais como:
a) o uso da biblioteca – a maioria das escolas do estado não possuem funcionários e materiais para serem utilizados.
b) Recursos Pedagógicos existentes nas escolas – não existe laboratório (física, química, informática, biologia, etc.), quadro e demais recursos.
c) Serviços básicos – Ausência de água em dias letivos, alunos e professores mantem suas atividades sem uso do banheiro e água potável para beber.
d) Visitas – aulas de campo: De onde virão os recursos necessários para o transporte? Em cidades do interior, por exemplo, não existe cinema, teatro, então a questão é o que fazer?
e) Se fala em globalização, entretanto a proposta do Pacto é enfatizar o local e o cotidiano, sendo omissa a formação de um cidadão cosmopolita, integrado.
O que existe de bom e relevante é que embora não estejamos de acordo com muitas propostas sugeridas na implantação deste novo sistema é totalmente positivo, pois estamos estudando especial e integralmente o Ensino Médio.
Todas as mudanças propostas sugestionam antes uma ampla mudança na infraestrutura, das escolas, requer maiores investimentos, incluindo formação de professores.

Professores

Rosangela Teixeira de Araújo
Maria Aparecida Santos
Isabel Cristina Modesto Pereira da Silva
Henrique Carlos Jesus Moraes Neto
Luciana Marins Cardoso
Luiza Del Castanhel
Ivanilde Aparecido Feliciano
Faride De Jesus Haj Ahamad Guimarães Wiszka
Juliana Caldeira da Silva Serrato
Karla Muller Bontorin

Orientadora:
Maria Angélica Cervi Araujo