A realidade do aluno e as novas práticas de linguagem.

Etapa 2 – Caderno IV -  Linguagens  REFLEXÃO E AÇÃO 2

Nesta unidade refletimos sobre o sujeito jovem, as práticas de linguagem e os direitos de aprendi¬zagem. Para que possamos agora investigar formas de levar essas reflexões para a atividade edu¬cativa, propomos um exercício que leve em conta a realidade dos estudantes, e que compreende quatro etapas, quais sejam:
a) Em conversa com seus alunos, levante cinco práticas de linguagem (interação/expressão) que estão presentes em suas vidas.
1- Leem gibis turma da Monica, Marvel.
2- Leem livros de literatura infanto juvenil, romance e histórias de terror.
3- São em geral cantores na igreja, e estudam as letras das músicas.
4- Baixam vídeos na internet, e fazem alguns vídeos como se fossem filmes  produzidos por eles próprios editando-os.
5- Gastam bastante tempo nas redes sociais, postando frases filosóficas e citações de autores de literatura, bem como poesias e poemas.
b) Aponte como elas poderiam ser mobilizadas como atividades de ensino e aprendizagem, quais conhecimentos da área de linguagens estariam presentes e quais direitos à aprendiza¬gem e ao desenvolvimento humano seriam contemplados.
Poderia ter na escola um clube da leitura semanal, onde um monitor em uma biblioteca ampla motivasse os alunos a lerem sempre e cada vez mais, juntamente com os professores de linguagens e as demais matérias, trabalhando assim a interdisciplinaridade.
A elaboração de festivais de cantatas, corais, paródias, cover e bandas internacionais de música inglesa e espanhola.
A produção de filmes ou vídeos bimestrais.
A socialização nas redes sociais como ferramenta pedagógica, recados dos professores sobre atividades, espaço de retiradas de dúvidas, varal de poesias online, blogs.

c) Em uma roda de conversa, exponha seu levantamento e reflexão aos colegas.
Analisando o que foi levantado nos tópicos acima, referente ao sujeito jovem e suas práticas de linguagens e os direitos de aprendizagem, vimos que é necessário uma abordagem mais significativa dentro das práticas de linguagens, visto que o ler, escrever e falar se faz necessário nas diversas áreas de conhecimento, pois tudo é interpretativo, e essa habilidade se dá através das práticas linguísticas do dia a dia, a leitura, sempre objetivando seus direitos de aprendizagem como sujeito leitor do ensino médio.

d) Considerando os levantamentos expostos por todos os colegas, desenvolvam uma discussão, contemplando o alcance dos direitos e as possibilidades de trabalhos interdisciplinares.
Após analisar esses tópicos, poderemos assim junto com a equipe pedagógica e sua gestão democrática escolar, elaborar projetos pedagógicos na área de linguagens e demais áreas humanas, como Expressões culturais artísticas, cultura corporal, ciências humanas.
É preciso reinventar o modo de ler, escrever e falar, seja o ler digital dos ebooks, a leitura não verbal em um livro de arte, a pesquisa histórica dos esportes para praticá-los de outra maneira, e a contação de histórias dentro de linguagens e as ciências humanas.
Sendo assim um clube de leitura interdisciplinar, se faz necessário em uma escola, e uma biblioteca digital, trabalhando o multiletramento, o lúdico, o livro digital, quebrando o paradigma do ler, somente com um livro de brochura nas mãos.

CEEBJA - Paranaguá

Por: Ana Claudia Nascimento Pereira da Costa Kato