Questão 1 - Ensino Médio na realidade brasileira - desafios

Ensino em três escolas. Em duas, leciono filosofia e outras disciplinas como sociologia e história, no Colégio Estadual Aníbal Khury Neto e Natália Reginato. A terceira, Colégio Estadual Santa Rosa,Ensino Religioso para o fundamental.

Existe uma lacuna histórica no ensino brasileiro voltado à classe elitizada. Outra questão, independendente de classe, os jovens que frequentam nossas salas são de uma geração plena de tecnologia e continuamos em sala com o que o Estado nos fornece: um giz, um apagador e um livro didático. Somos profissionais do ensino e utilizamos nossa voz e nosso conhecimento adquirido arduamente em Universidades e aprofundamentos. A questão não está em proporcionar mais conhecimento aos professores como se fossemos desprovidos. O nosso conhecimento é pré-requisito e faz parte da seriedade de um professor. A questão é de como motivarmos esta geração que mesmo tendo o livro didático, deixa - o em casa porque  "é pesado". Suscitar a responsabilidade do porquê estudar. São jovens em formação  e, muitos, são atuantes na sociedade como "menor aprendiz" ou estagiários e se perguntam o que o conhecimento irá influenciar em suas vidas.  Este é o desafio, a reflexão a que estamos sendo chamados. A de nos unirmos e pensarmos em como suscitar a esta geração o valor e a necessitade de uma formação sólida que garanta à sociedade onde atuarão da criança ao idoso, um serviço fundamentado na ética trabalhista, no conhecimento específio próprio a cada indivíduo, mas que compõe o todo, a sociedade brasileira.