Qual a razão da evasão escolar dentro de nosso contexto histórico no ensino médio?

Com base na reflexão da reconstrução histórica identificamos dentro de nossa realidade como se encontra o ensino médio hoje.
Percebemos uma evasão escolar muito significativa, onde nossos estudantes, a pós passarem da idade obrigatória de ensino acabam por se evadir da escola, sem a conclusão do curso de ensino médio, e se encaminha para o trabalho.
A educação nos últimos anos vem sendo trabalhada pontualmente em rendimento gráfico, não em desenvolvimento no ensino, falamos isso com relação a progressão que ocorre nas séries iniciais. O que ocorre após é que nossos estudantes acabam chegando ao ensino médio, e por não conseguirem suprir nas necessidades básicas, como ler, interpretar e até mesmo efetuar cálculos lógicos, entram em choque com a grande quantidade de informações que começa receber das atividades multidisciplinares, não consegue se adaptar, e na primeira oportunidade, que geralmente é o trabalho, simplesmente se evade.
Como sugerir alguma mudança no ensino médio se nossos estudantes chegam sem base nenhuma.
A escola pública através das políticas publicas atuais, não visa incentivo, crescimento e desenvolvimento de nossos estudantes, visa simplesmente a conclusão dos diferentes níveis de ensino, os quais participam dos gráficos de alfabetização, mas que na realidade, podemos dizer que nossos alunos são em grande parte analfabetos funcionais. Culpam-se professores por não terem formação ou qualificação, mas não se observa o mais óbvio, o ensino não é e nunca foi atrativo, e agora somando-se a questão de não desenvolvimento mínimo de cada indivíduo, é muito certo o caminho da evasão.
Soluções não são tão de outro mundo, como a necessidade da reformulação do ensino nas séries iniciais, sem regras de abstratas, simplesmente que façam com que a criança aprenda a ler e escrever , para então progredir, e que saiba fazer interpretações lógicas mínimas. Também acredito na valorização profissional, para atrair um quadro de docentes, com alto potencial de desenvolvimento, humano, formação e qualificação.

Tags: