Proposta de ensino curricular para formação humana integral do sujeito

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Etapa II Caderno IV: LINGUAGENS

Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”

GER2015ET2 – T117

Data:14/09/2015

Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

Cursistas:

Eric Allen Bueno

Márcia Francisco de Paula

Rosely Caetano

Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira

Vivaldo Gomes Júnior

Wiki

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Etapa II Caderno IV: LINGUAGENS Wiki Proposta de ensino sociocientífica sobre as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura no currículo e as disciplinas. O ensino hoje no brasil se tornou muito irregular na questão a qual abordagem é o curricular não atendendo assim a formação humana e integral do sujeito, e seu desmembramento colocou em foco a regionalidade acima de alguns conteúdos de forma estruturantes e específicos nos quais não serão na sua grande maioria utilizados pelos nossos alunos, por esse motivo devemos aqui apresentar uma proposta que tenha em sua base diversos critérios e objetivos que garantam a educação plena do sujeito do ensino médio. Para que possa instrumentalizar o aluno para que assim compreenda o mundo a sua volta de forma global. Portanto o currículo deve estimular o interesse, a curiosidade desse educando desenvolvendo assim nele a capacidade de resolver problemas da vida prática . A complementação entre a areá do trabalho e cultura ira acontecer pela convivência natural com o mundo externo, assim o sujeito do ensino médio ira ter acesso livre as novas tecnologias e diversas culturas nais quais existem em nosso mundo globalizado. A maior parte dos conteúdos deve fazer sentido a vida do aluno, unindo a teoria e a pratica e estar relacionado com as demandas do mundo do mercado de trabalho sendo assim um dos fundamentais papeis da educação formal integral. Isto é, qualquer atividade que seja realizada dentro do âmbito escolar deve ser relacionada com a prática destacando a sua aplicação em determinada área de trabalho de forma especifica demonstrando assim que, a ciência vem sendo desenvolvida a partir das necessidades de cada realidade diante as necessidades de sua nação e também das demais nações do mundo como um todo por isso as nossas DCNEM abordam em vários textos a questão da interação do sujeito do Ensino Médio e as relações de trabalho, para isso tem o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico que envolve quatro dimensões: ciência, cultura, tecnologia e trabalho. O texto ressalta ainda que, não é permitido fragmentar essas dimensões e que é preciso haver interação entre as áreas do saber. Essa é uma das proposições que gera polêmica, pois isso se deve ao fato das DCNEM citarem o trabalho como uma das dimensões da formação integral do sujeito de forma humanizada ampla que compõem a proposta, como se fosse algo que realmente acontecesse no ambiente escolar, na prática esse conteúdo não se concretiza. A maioria das escolas públicas não está equipada ou preparada para a inserção do aluno no mundo do trabalho. Assim, ao se discutir a construção de um Currículo inovador para tal modalidade de ensino, há muitos aspectos que precisam ser revistos para que sejam efetivados. Em relação às DCE para o estado do Paraná, tem sua observação a ênfase dada para a interação do sujeito com seu contexto, o homem como ser histórico e crítico. No entanto, as DCNEM propõem um debate acerca das áreas do conhecimento, o que demonstra um caráter interdisciplinar. Por isso ao finalizar nossa proposta devemos também lembrar que tudo isso só sera realidade na restruturação de nosso PPP e nossa PPC e também assim o educador assumir o verdeiro compromisso e fiel parceria com a educação de forma humana e integral para que aconteça a reformulação do processo politico pedagógico na base das escolas e instituição de ensino em todo Brasil.