PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E A MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA.

EEEFM “ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO”
ETAPA II – CADERNO V – MATEMÁTICA
DIÁLOGO ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO ESCOLAR: PRINCÍPIOS E PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICO-CURRICULARES (P. 32 A 42)
REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE – PAGINA 42
ARTIGO: PROPOSTA DE AÇÃO CURRICULAR NA ÁREA DE MATEMÁTICA PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO: A HISTÓRIA DOS IMPOSTOS E A MATEMÁTICA COMERCIAL E FINANCEIRA.
AUTORA: RITA DE CÁSSIA PEREIRA MESQUITA
ORIENTADORAS DE ESTUDO: MARTHA CELLIN E NÍVIA AMARAL MARES

1. INTRODUÇÃO

A História da Matemática Comercial e Financeira e dos Impostos é amplamente contemplada desde a época dos primeiros registros de civilizações existentes na terra. A História revela o estabelecimento de altas taxas de juros desde 575 aC, e a  persistência lógica dessas cobranças conforme a necessidade de  cada época. Por exemplo, antes se emprestavam sementes, e os juros já eram calculados em base no tempo de um ano, esperava-se o pagamento na próxima colheita, hoje temos novas formas de cobrança (juro semestral, bimestral, diário, etc). O cálculo do valor da moeda, principalmente na cobrança de impostos envolveu várias técnicas operatórias (mentais, concretas e, mais tarde, escritas), levantou a aritmética que nos trouxe a álgebra e nos conduziu a Matemática Comercial e Financeira, hoje desenvolvida respectivamente nas operações correntes dos comércios e no estudo do valor do dinheiro ao longo do tempo, da avaliação e regulamentação das operações a prazo.

2. APRESENTAÇÃO

Este trabalho foi elaborado ao longo do curso de Formação de professores do ensino médio, Etapa II, Ano 2015, concomitantemente com o exercício profissional da autora, no cargo de professora de Matemática da EEEFM “ARISTÓBULO BARBOSA LEÃO”, e foi executado pela mesma, nessa escola com as turmas do  matutino 2M11; 2M12; 2M13; 2M14 e no vespertino com a turma 2V14, durante o 2º trimestre.
O tema foi escolhido no início do 2º trimestre pela prática da autora, apontada no parágrafo anterior. Foi apresentado pelos alunos do matutino, no auditório da escola, no dia 30 de junho de 2015, enquanto os alunos do 2V14 apresentaram no dia 01 de julho de 2015. Após a divisão dos trabalhos em grupo, os alunos escolheram como iriam apresentar as pesquisas, em forma de slide e ou teatro, com ou sem entrevistas ou apresentação de um filme sobre o assunto de até 5 minutos.
Tendo em vista a pesquisa como princípio pedagógico, propõe ao aluno buscar bibliografias sobre a “História dos Impostos”, como se cobravam em épocas diferentes até os dias atuais, “Características do Capitalismo Financeiro”, a “Aplicação da Matemática Financeira nos nossos dias”, “Impostos no Brasil”, análise de gráfico e tabelas, à simulação de cálculos diversos, tendo por base o estudo da razão, proporção e porcentagem, o estudo de campo a supermercados para a elaboração do orçamento da cesta básica de bebidas e outros produtos com e sem impostos, a investigação por meio de entrevistas a Contadores; Corretores; Gerentes de Bancos e de Financeiras sobre a situação financeira atual no mercado Brasileiro e a visualização do que o mercado tem a oferecer de melhor no momento.
A organização e construção desse trabalho dar-se pela colaboração dos demais professores dessas turmas, o diálogo e a disposição dos mesmos em executar um trabalho interdisciplinar tem sido de suma importância para o êxito dos trabalhos.
Espera – se que esse material teórico possa servir de ajuda para o planejamento das atividades curriculares de outros profissionais da educação, professores e pedagogos, que seja capaz de introduzir idéias de trabalho ao olhar para o estudante, no seu contexto sociocultural e econômico.

3. JUSTIFICATIVA
O dia a dia da sociedade no Brasil mostra a preocupação da maioria dos brasileiros com a cobrança dos impostos, a socialização desse conhecimento e dos cálculos matemáticos com os jovens é de suma importância para a sua formação e conscientização o que também nos proporciona a reflexão, o repensar e a preocupação na atualização da prática pedagógica no Ensino Médio em consonância com as propostas das bases conceituais para o redesenho curricular das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), no qual propõe uma ação curricular com base nos princípios: Trabalho, Pesquisa, Direitos Humanos e Sustentabilidade socioambiental.

4. OBJETIVO

Propor mudanças nas metodologias de ensino e práticas avaliativas, como reduzir e ressignificar o tempo destinado às aulas expositivas, introduzindo metodologias de trabalho em grupo, como forma de interação entre os estudantes e o conteúdo escolar.
Recuperar a história dos tributos, do homem comum e suas conquistas sociais.
Despertar no jovem a prática da cidadania, conscientizando-o quanto aos seus direitos e deveres quanto cidadão.
Mostrar ao jovem as diversas competências tributárias que hoje existem, função social e os cálculos envolvidos dos mesmos e a importância da Matemática Comercial na construção da sua cidadania.
Construir conhecimentos de Educação Financeira, tais como: a importância de poupar, de investir, como investir, a necessidade de comparar preços e transações comerciais, a valorização do seu dinheiro, o consumo consciente e o planejamento do seu futuro financeiro.
Aprofundar e consolidar os conceitos de razão, proporção e porcentagem.
Analisar dados Estatísticos.

5. INTERDISCIPLINARIDADE/ CONTEÚDO

• História/ História dos Impostos; Mercantilismo; Mineração e Impostos.
• Português/Estudo do Gênero Textual (folder) e literário (teatro); Orientação para a apresentação oral.
• Filosofia/Alienação do consumo atual frente ao capitalismo financeiro.
• Geografia/ Fases Financeiras e Tecnológicas.
• Sociologia/Neoliberalismo; Globalização.
• Artes/Conhecimento e Expressão em teatro.

6. DESENVOLVIMENTO

1ª Etapa - Duração: oito aulas:
• Uma aula sobre o desenvolvimento da cobrança dos Impostos no decorrer da história;
• Duas aulas para a pesquisa na sala de Informática sobre o desenvolvimento da cobrança dos Impostos, com foco para a apresentação teatral em os períodos do surgimento e cobrança dos tributos, considerando em especial o antigo Egito e a Grécia; o mercantilismo e a exploração de impostos na mineração.
• Uma aula para o desenvolvimento do folder.
• Uma aula para a orientação da apresentação teatral.
•   Uma aula para a orientação a apresentação oral no auditório com slide, ou em stands de trabalho.
• Duas aulas para a orientação aos grupos de trabalho.

2ª Etapa – Duração: cinco aulas
• Uma aula sobre a Aplicação da Matemática Comercial e Financeira nos tempos atuais, induzindo o aluno à pesquisa para maiores informações do papel das Companhias, dos Bancos, do Investidor, da Corretora, da Bolsa de valores, do Home Brocker nesse mercado financeiro.
• Uma aula expositiva sobre razão, proporção e porcentagem com resolução de exercícios.
• Duas aulas para proposta de exercícios de razão, proporção e porcentagem e verificação da aprendizagem do aluno.
• Uma aula para a discussão, exposição e correção dos exercícios aplicados.

3ª Etapa – Duração: 7 aulas
•          Uma aula sobre o tratamento de impostos e análise estatístico de recolhimento de impostos no Brasil nos últimos anos.
•          Uma aula de cálculos de impostos diversos.
•          Uma aula de cálculo sobre impostos trabalhistas.
•          Uma aula de cálculos do imposto de renda.
•           Duas aulas para análise de tabelas e gráficos, e de cálculos das porcentagens aplicadas pelas financeiras locais e das aplicações bancárias.
•          Aula de Simulação de cálculos diversos.

4ª Etapa – 3 aulas
• Uma aula para a pesquisa de Campo em três supermercados mais procurados na região para a coleta de preços de bebidas diversas e de uma cesta básica comum, elaborada com antecedência pelo professor.
• Uma aula para os cálculos da cesta básica pesquisada com e sem impostos.
• Uma aula para construção do gráfico da pesquisa

5ª Etapa e Finalização – Duração: 3 aulas
• Uma aula para os preparativos para apresentação.
• Uma aula para a apresentação do Teatro para outras turmas.
• Três aulas para alunos a apresentarem a pesquisa a outras turmas, no auditório ou em stands.

7. RECURSOS PEDAGÓGICOS

Papel A4, Xerox, quadro branco, pincel para quadro branco, data show, sala de Informática e de Biblioteca.

8. PARCERIAS

Contadores; Corretores; Gerentes de Bancos e de Financeiras.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho desenvolvido mostrou vários impostos que pagamos, oportunizando comparações de cálculos diversos, conscientizando todos os envolvidos da necessidade do planejamento financeiro frente a tantas variações no mercado econômico Brasileiro.
Muitas perguntas surgiram, por exemplo: Onde aplicam - se os impostos? Quais são os impostos federais, estaduais e municipais? Quais os nossos deveres e direitos em relação a tantas cobranças de impostos nos imposta?Como ficaram as regras do trabalho doméstico?
Por meio da pesquisa de campo a supermercados locais, fizeram o orçamento da cesta básica e a comparação dela com impostos e sem impostos.
Da entrevista com contadores, corretores; gerentes de bancos e de financeiras, os envolvidos conseguiram ter uma visão mais ampla sobre assuntos do mercado financeiro: como investir, quais investimentos rendáveis diante do cenário econômico atual.
Nas aulas na sala de informática, após a pesquisa, os alunos fizeram simulações de investimento na bolsa de valores e de empréstimos bancários, verificando os juros cobrados e comparando resultados.
A interdisciplinaridade proporcionou ao aluno, a uma visão holística da realidade, enquanto os professores nas aulas de Matemática trabalham o cálculo, a análise e a comparação de resultados, orientando os alunos a uma percepção de como gastar ou aplicar, os demais professores abordaram o mesmo tema de forma diferenciada. Por exemplo: durante as aulas de Filosofia sobre a Alienação no Trabalho – Produção e Consumo e sobre Ideologia esse assunto foi explanado e discutido estimulando o consumo consciente.

REFERÊNCIAS

BRASIL, 2012. Conselho Nacional De Educação. Parecer CNE/CEB nº 5/2011.Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 jan. 2012. Seção 1, p. 10. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16368&Itemid=866. Acesso em 02 de junho de 2015.
______. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Pacto pelo fortalecimento do ensino médio: a organização e gestão da formação continuada dos professores.
BRASIL.Secretaria de Educação Básica.Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno I;II : Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio /
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Erisevelton Silva
Lima... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.49p. : il. algumas color.
GONÇALVES,Jean Píton. A História da Matemática Comercial e Financeira Disponível em: http://www.somatematica.com.br/historia/matfinanceira.php. Acesso em 02 de junho de 2015.
SOUZA, Joamir, Novo Olhar Matemática,2ª edição, São Paulo, FTD, 2013.

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