PROPOSTA AMBIENTAL – PROJETO RECICLAGEM DE PAPEL

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE VARGAS –
ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
AV. DR. MARINS ALVES DE CAMARGO, 281 – CEP:86.130-000
DISTRITO DE SANTA MARGARIDA–
MUNICÍPIO DE BELA VISTA DO PARAÍSO –PR
FONE / FAX: (43) 3242-1331 / 3242-1312 – E-MAIL: bvppvargas@seed.pr.gov.br

 

PROPOSTA AMBIENTAL – PROJETO RECICLAGEM DE PAPEL

Adriana Cristina Borges
Antonio Bento Rampazzo
Carina de Oliveira Machado
Carlos Aparecido Barboza de Castro
Carolina da Silva Gonçalves
Ednea Maria Longhi de Souza
Elaine Borges Ribeiro
Elisete Fernandes Vilaça
Helaine Maria Rolin Abelha
Jociane Francisca Pereira
Joseane Ribeiro
Josineia Fernandes Vilaça
Kelly Aparecida Almeida Azevedo
Robson Luiz Gomes
Rosemar Tozatti Risso
Sandro Antonio Martini

 

BELA VISTA DO PARAÍSO
2015

 

RESUMO: Este trabalho aprofundou-se em estudos sobre como melhorar a qualidade ambiental do
Colégio Estadual Presidente Vargas. Para realizá-lo foram feitas leituras e pesquisas sobre
educação ambiental, consumismo infantil e consumo sustentável. Na parte prática foram realizadas
as atividades: diagnóstico ambiental do colégio; coleta de papéis para serem reciclados, oficinas de
confecção de artigos artesanais e artísticos; exposição de cartazes e jogo do meio ambiente. Ao final
concluiu-se que a reciclagem gera muitos benefícios como geração de emprego, diminuição do uso
da matéria-prima virgem, diminuição da quantidade de energia e água, entre outros.

PALAVRAS CHAVE: educação ambiental, consumo sustentável, economia de recursos naturais,
reciclagem.

ABSTRACT: This paper delve into studies on how to improve the environmental quality of State
College President Vargas. To carry it were made reading and research on environmental education,
child consumerism and sustainable consumption. In the practical part of the activities were carried
out: environmental assessment of the college; collection of paper for recycling, the production of
handcrafted articles and artistic workshops; poster exhibition and game environment. At the end it
was concluded that recycling generates many benefits such as job creation, reducing the use of virgin
raw materials, reducing the amount of energy and water, among others.
KEYWORDS: environmental education, sustainable consumption, saving natural resources,
recycling.

Introdução

Nos dois primeiros meses de 2014, a produção brasileira de celulose cresceu
4,5% e a de papel 1,7%, na comparação com o mesmo período de 2013. Foram
produzidas 2,5 milhões de toneladas de celulose e 1,7 milhão de toneladas de
papel (BRACELPA) e, segundo estimativas os números tendem a aumentar.
Ao contrário do que diz o senso comum, o acesso a tecnologias como a
internet e o e-mail estão contribuindo para o aumento do consumo de papel uma
vez que a maioria das pessoas ainda prefere ler textos e livros em meio físico do
que em meio eletrônico. Por isso é cada vez mais importante o trabalho feito pelas
empresas na reciclagem dos diversos tipos de papel contribuindo para que haja um
menor impacto no meio ambiente.
Atualmente cerca de 50% do papel consumido no Brasil é reciclado e o
percentual varia de acordo com o tipo de papel: papéis ondulados (tipo caixa de
papelão) tiveram uma taxa de reaproveitamento de 79.5% em 2007; e papéis de
escritório (revistas, folhetos, papéis de carta, papel branco, etc.) tiveram no mesmo
ano um reaproveitamento de 38.1%, o que representa 817 mil toneladas de papel
de escritório (CEMPRE).
O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando
não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que
garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado. O papel reciclado
tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode
variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem.
A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente.
Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de
árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos
contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não
podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares
de pessoas no Brasil, que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e
recicladores de papel.
Partindo dos pressupostos elencados acima e da observação diária da
quantidade de lixo encontrada nas salas de aula e pelo pátio do colégio, ocorreunos
a possibilidade de reciclar e utilizar o papel desperdiçado nesses ambientes,
pois temos consciência de que a reciclagem é, indiscutivelmente, uma das
melhores soluções para o problema que representa a maior parte dos nossos
resíduos domésticos. Por entendermos que essa temática seja relevante para
nossa realidade, escolhemos a reciclagem de papel envolvendo os componentes
curriculares da área de maneira interdisciplinar, tendo a pesquisa como princípio
pedagógico.
No âmbito dos objetivos, estimular os alunos a compreender a importância
de respeitar e preservar a natureza, mostrando que sua participação, no cuidado
com o meio em que vive é essencial, nas mudanças das práticas de atitudes e na
formação de hábitos em relação ao ambiente; reconhecerem-se como indivíduo
natural e que a natureza é importante para sobrevivência da humanidade.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica realizada no Laboratório
de Informática e na Biblioteca do colégio sobre a história e a forma de produção do
papel. Procurando explorar a temática deste projeto, várias iniciativas foram
dinamizadas pelos alunos, com vista a melhorar a qualidade ambiental no espaço
escolar, como, por exemplo, ao nível da prevenção e redução dos resíduos.
Pesquisa qualitativa e quantitativa, enriquecidas com alguns textos sobre Educação
Ambiental nas Escolas. Na análise da importância ambiental das plantas e seu
processo histórico para utilização. Observação do local e coleta de materiais
descartados incorretamente.
A fundamentação teórico/prática do projeto ocorreu por intermédio do estudo
de temas geradores que englobam palestras; cartilha sobre relação entre
consumismo e sustentabilidade; exposição de cartazes; oficinas e saídas a campo.
Esse processo oferece subsídios aos alunos para atuarem de maneira a englobar
toda a comunidade escolar na coleta de dados para, enfim, conhecer seu meio e
levantar os problemas ambientais.
É fundamental a discussão e a reflexão sobre como podemos relacionar a
temática Educação Ambiental com o ensino e contribuir para a sensibilização dos
alunos frente à problemática ambiental. Tornar as instituições de ensino um local de
mudanças concretas na realidade social, sob a ótica da sustentabilidade, é dever de
todos.

Desenvolvimento

Os resíduos sólidos urbanos (RSU), nos termos da Lei Federal no 12.305/10
que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, englobam os resíduos
domiciliares, isto é, aqueles originários de atividades domésticas em residências
urbanas e os resíduos de limpeza urbana, quais sejam, os originários da varrição,
limpeza de logradouros e vias públicas, bem como de outros serviços de limpeza
urbana. A geração total de RSU no Brasil em 2013 foi de 76.387.200 toneladas, o
que representa um aumento de 4,1%, índice que é superior à taxa de crescimento
populacional no país no período, que foi de 3,7%.
Somos responsáveis pela geração, só em um ano, de 76 milhões de
toneladas de resíduos sólidos urbanos. Isso é o que mostra o Panorama de
Resíduos Sólidos no Brasil – 2013, o mais recente estudo feito pela Associação
Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE).
Não é a toa que somos o quinto maior produtor mundial de resíduos sólidos
urbanos. Nossa produção diária de lixo é de exatas 209.280 (duzentas e nove mil e
duzentas e oitenta) toneladas! Isso é apenas o reflexo de nossa atual cultura de
consumo e de descarte. E a responsabilidade por isso, sem dúvidas, deve ser
divida por 205 milhões, pois este é o número de brasileiros que geram, em média,
cada um, mais de 1 quilo de resíduos sólidos urbanos por dia.
Considerando a importância da temática ambiental e a visão integrada do
mundo, no tempo e no espaço, professores, com o intuito de conscientização e
reutilização do lixo, desenvolveram um projeto de Educação Ambiental para o
Colégio Estadual Presidente Vargas a partir da reciclagem e reutilização de papel.
Vantagens da reciclagem de papel
Dados nos revelam que “cada tonelada de papel reciclado economiza de 17
a 20 árvores (eucaliptos com sete anos de idade) ou uma área plantada de 100 a
350 m², diminui aproximadamente 400 kilowats/hora em relação ao papel virgem,
reduz a poluição do ar e o consumo de água”, (Projeto Vida-Educação Ambiental).
As maiores vantagens da reciclagem de papel são a diminuição de detritos
sólidos e a economia de recursos naturais. Sendo 25% da composição física dos
Resíduos Sólidos Urbanos produtos de papel e cartão, a reciclagem permite
libertar espaço nos aterros para outros materiais e produtos não recicláveis.
Também em nível energético este processo é benéfico, dado consumir
menos água e energia (240 kw/h por tonelada de fibra secundária contra 1000 kw/h
por tonelada de fibra virgem). Em nível de resíduos produzidos, as lamas
resultantes dos efluentes podem, em alguns casos, ser utilizadas como fertilizantes
para a agricultura.
Diante dessas informações e cientes de que o papel reciclado tem inúmeras
utilidades, propusemo-nos a realizar um trabalho com o objetivo de reaproveitar o
material desperdiçado no ambiente escolar e desenvolver oficinas de reciclagem e
reutilização de papel para a confecção de artesanatos, cartões, projetos de
literatura, entre outros. Para tanto, contamos com a ajuda de toda a comunidade
escolar, principalmente, com o envolvimento dos alunos.
Como educadores, sabemos que o aprendizado ocorre de forma mais
significativa quando vivenciado e quando o educando sente-se parte daquilo que
está estudando. Com esta atitude, esperamos desenvolver, em nossos alunos, uma
consciência ecológica, adotando medidas de economia e preservação ambiental.
Vivemos em um momento bastante propício para a educação ambiental atuar
na transformação de valores nocivos que contribuem para o uso degradante dos
bens comuns da humanidade. Precisa ser uma educação permanente, continuada,
para todos e todas, ao longo da vida. E a escola é um espaço privilegiado para isso.
Reciclagem na escola
O primeiro passo para a reciclagem deste resíduo consiste na separação
correcta dos produtos de papel, de modo a evitar a contaminação por ágrafos, clips,
elásticos, tintas, entre outros. A reciclagem do papel é conseguida através do
aproveitamento das fibras de celulose existentes nos papéis usados. O papel pode
ser fabricado exclusivamente com fibras secundárias (papel 100% reciclado) ou ter
a incorporação de pasta para papel. As fibras apenas podem ser recicladas cinco a
sete vezes, pelo que a obtenção de papel reciclado por vezes implica adicionar
alguma quantidade de pasta de papel virgem para substituir fibras degradadas.
As fases do processo de reciclagem de papel se deram da seguinte forma:
Rasgamos o papel a ser reciclado em pedaços de aproximadamente 3x3cm,
deixando-os de molho de um dia para o outro. Batemos no liquidificador o papel que
ficou de molho. Medimos a massa de papel e a colocamo na bacia com o dobro de
água. Em seguida, mergulhamos na peneira, chacoalhamos a peneira devagar,
espalhando a massa por igual, deixando o excesso de água escorrer da peneira em
cima da bacia. Nesse momento, pode-se acrescentar folhas, pétalas ou pedaços de
papel colorido. O tempo de secagem variará de acordo com a umidade do dia.
Depois de pronto e seco, o papel pode ser cortado e utilizado na confecção
de artigos artesanais e artísticos para apoio pedagógico, como produção de papel
reciclado para utilização em projetos de literatura, oficinas de produção de materiais
como caixinhas, cartões , porta-lápis, agendas, blocos, caixas decorativas, entre
outros.
Pode-se afirmar que os objetivos do projeto foram atingidos, tendo sido
obtidos resultados que permitirão, em etapas posteriores, uma reflexão sobre como
melhorar a qualidade ambiental onde vivem.
Considerações Finais
O desenvolvimento do tema Reciclagem de Papel na Escola, permitiu-nos
articular muito dos conhecimentos adquiridos ao longo da execução do Projeto com
a prática no ambiente escolar, em busca dos objetivos: Realizar o diagnóstico
ambiental do Colégio Estadual Presidente Vargas para melhorar a qualidade
ambiental da escola; Conhecer e debater o tema proposto e suas relações com as
questões ambientais locais e globais; Reconhecer as questões socioambientais no
território da escola, valorizando os diversos saberes e olhares sobre a realidade
onde a escola está inserida; Desenvolver atitudes diárias de respeito ao ambiente e
à sustentabilidade, apoiadas nos conteúdos trabalhados em sala de aula e Mobilizar
a escola a fazer a coleta seletiva do papel usado, que seria desperdiçado no
ambiente escolar.
Levando-se em consideração esses aspectos, é imprescindível que todos se
conscientizem de que a reciclagem de papel colabora na diminuição do problema
do acúmulo de lixo no colégio e fora dele, poluindo menos a natureza, evitando que
um maior número de árvores seja derrubado e contribuindo para poupar os
recursos naturais, economizando energia e água.
Assim sendo, é de vital importância o desenvolvimento de atividades desse
gênero, visto que, além de despertar no aluno a necessidade de preservação do
meio ambiente, a reciclagem reduz o volume do lixo, o que contribui para diminuir a
poluição e a contaminação, bem como na recuperação natural do meio ambiente,
assim como economiza os materiais e a energia usada para fabricação de outros
produtos.
Medidas simples como imprimir nos dois lados da folha, aproveitar o papel
usado como rascunho e só imprimir o que for realmente necessário, ajudam e são
ainda mais eficazes na redução dos impactos ambientais. E aí sim, o que não for
possível reutilizar deve ser encaminhado para a reciclagem.
Além disso, a recuperação do material após o consumo ajuda a diminuir o
volume de detritos a ser descartado em lixões e aterros sanitários já saturados.
Pelo alto poder calorífico, o papel pode ser utilizado na reciclagem energética,
característica que deverá ganhar importância em um futuro próximo.
Todas estas considerações nos remetem a importância da educação
ambiental em uma escola pública, pois, a partir do momento em que o indivíduo
muda sua postura diante das exigências da atualidade e atua com sabedoria no
meio em que vive, poderá influenciar também todos os que daquele meio fazem
parte.
Esse é um grande desafio, pois o que ainda se vê é uma empolgação
momentânea, passageira, não o compromisso em manter uma rotina de atitudes
para continuar preservando o ambiente escolar. Por mais que se pense e se
esforce para que haja mudanças, infelizmente, elas ainda estão muito aquém do
ideal.

Referências

Gominho, J.; Pinto, I.; Pereira, H.(1996) A importância econômica da reciclagem do
papel. Revista Florestal. Vol. IX, nº2. Fontes: Pesquisa ABRELPE e IBGE
__________ (1996) A reciclagem do papel. Revista Florestal. Vol. IX, nº4.
Nationalgeographicbr.com.br Revista Nova Escola, Nºs. 98/99/108/116. Revista
Globo Ciência, Nº 85. Revista National Geographic, ed. Janeiro/Fevereiro/2004
Programa Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: www.mma.gov.br.
Acesso em: 28 out. 2013.
Sites Consultados
http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-papel1.htm
http://www.bracelpa.org.br/bra/estatisticas/index.html
http://www.amcham.com.br/update/2008/update2008-05-08e_dtml
http://bracelpa.org.br/bra2/?q=node/172
http://www.napoles.com.br/
http://www.cade.com.br/socambrec.htm
http://www.ericsonmeioambiente.com.br
http://www.uol.com.br/projetovida/papel.htm
http://www.terra.com.br/projetovivavida.htm