PROJETOS-UM NOVO OLHAR

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ADOLFO GIORDANI PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS DA NATUREZA – ETAPA II – CADERNO III. ORIENTADORA DE ESTUDOS: IONARA TERESINHA TOSI CAIGARO PROFESSORES CURSISTAS: ALCINDO SANTIN, ANDREIA CRISTINA GALLI DE OLIVEIRA, ENI SALETE VICENTINI, GIOVANE PAULO MOTTA, GRAZIELE MAYESKI, JOILENE TREMEA, MARILICE PRAUSE PEREIRA,NEUSA MARIA GIORDANI, ROSELITA DOS SANTOS GIORDANI, SIMONE SERPA CATAFESTA,VANDERLEIA APARECIDA FORTES. PROJETOS – UM NOVO OLHAR Ao longo do tempo, o homem desenvolveu por sobrevivência, meios para suprir necessidades, realizando, em geral, avanços em benefício da humanidade. Por outro lado, intervenções na natureza foram feitas também no sentido de dominá-la, para satisfazer necessidades momentâneas de grupos específicos, a serviço de interesses econômicos ou outros de grupos com maior capacidade de influenciar o poder. Até hoje, observamos ações equivocadas nessa mesma direção, apesar da maior informação sobre a necessida¬de de desenvolvimento sustentável do ser humano no planeta. Reflexões sobre esses assuntos favorecem uma formação de cidadãos conscientes e capazes de analisar as contradições, os avanços e os retrocessos que o homem fez para constituir a sociedade contemporânea. Nesse contexto, realizamos uma abordagem investigativa onde o principal foco foi o estudo e definição dos benefícios e impactos da energia enquanto produto consumível nos aspectos biológicos e sociais na vida do estudante do Ensino Médio, deste estabelecimento de Ensino. Tendo em vista as mudanças que vem acontecendo em âmbito educacional da área das Ciências da Natureza, surge a necessidade de acompanhar e colocar em prática as orientações pré estabelecidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio-DCNEM ( Resolução CNE/CEB n° 2 de 31 de janeiro de 2012, no que diz respeito à organização, e este trabalho objetiva envolver de maneira interdisciplinar os componentes curriculares. Em virtude de garantir um Ensino Médio de qualidade em todo País foi instituído por meio da portaria n° 1.140, de 22 de novembro de 2013, o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Este, oportunizou uma real e efetiva integração entre os diversos componentes curriculares, considerando o impacto na melhoria de condições de aprender e o desenvolver dos estudantes e dos professores nessa etapa conclusiva da educação básica. Atualmente os estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade apresentam-se como uma análise crítica e interdisciplinar da ciência e da tecnologia num contexto social, com o objetivo de compreender os aspectos gerais do fenômeno científico tecnológico, sendo o centro das atenções e interesse do conjunto da sociedade. As CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) influenciam pesquisadores na área da Educação em Ciências a repensarem o currículo dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza. Além disso, adotar a educação com enfoque CTS como uma concepção de ensino permi¬te que outras abordagens presentes na pesquisa da área de Educação em Ciências, como o ensino por investigação e o enfoque histórico e filosófico, por exemplo, sejam utilizadas em determinados momentos do processo. A interdisciplinaridade e a contextualização, conforme aponta Ziman (1980), constituem duas das principais dimensões da educação com enfoque CTS. Como as DCNEM afirmam que a interdiscipli¬naridade e a contextualização devem assegurar a transversalidade do conhecimento de diferentes componentes curriculares, um trabalho pedagógico planejado sob esta perspectiva torna-se especialmente re¬levante, podendo vir a transformar a escola num espaço para a forma¬ção de sujeitos com autonomia, capazes de planejar, elaborar, realizar, refletir e avaliar questões relevantes não só para sua formação, mas também para sua vida na sociedade. Isso porque se a pesquisa e os projetos objetivarem, também, conhecimentos para atuação na comu¬nidade, terão maior relevância, além de seu forte sentido ético-social. (BRASIL, 2012) Para a realização e desenvolvimento da unidade de ensino, utilizou-se como base do trabalho a organização do conhecimento. De acordo com os conteúdos do caderno III, da etapa II do curso de formação de professores, esta abordagem envolve a apresentação dos conhecimentos científicos escolares por meio de atividades pedagógicas elaboradas pelos professores, realização de leituras, pesquisas, levantamentos de dados , produção de vídeos, seminários e atividades experimentais. O tema a ser trabalhado é Energia. Foi escolhido pelos alunos dentre outras propostas lançadas pelos professores. Para iniciar a introdução do tema foi realizada uma investigação dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do assunto. Na seqüência foi assistido e realizado um debate sobre o vídeo “A História das Coisas” para dar continuidade à discussão. A partir dessa temática, os professores de todos os componentes curriculares apresentaram dados baseados em estudos da realidade e estimularam a proposição de problematizações iniciais junto aos estudantes. No momento da Organização do Conhecimento o professor de Literatura trabalhará paródias. Os alunos farão pesquisas com letras de músicas com o tema energia. Posteriormente os mesmos construirão suas próprias paródias que vão ser apresentadas no decorrer do projeto. Dentro da disciplina de Biologia a professora irá desenvolver o conteúdo baseando-se no uso da energia para a pesquisa nos laboratórios e aplicação da mesma na produção de medicamentos, exames laboratoriais precisos para o diagnóstico de doenças. Na ocasião estudará os Vírus, e o Reino Monera . Também sensibilizará sobre os grandes impactos ambientais causados a todos os seres vivos para garantir a produção em massa de energia. O professor de Geografia ressaltará a utilização de fontes energéticas ao longo da história, dando ênfase a Revolução Industrial, com objetivo de compreender a distribuição e consumo de energia pelo mundo e analisar a importância geopolítica da energia. Apresentará slides com mapas sobre a distribuição e consumo de energia pelo mundo. Na disciplina de Física a professora irá trabalhar sobre as diversas alternativas energéticas enfatizando que a energia elétrica pode ser gerada por meio de fontes renováveis como o Sol, a água, o vento ou a biomassa, ou por meio de fontes não renováveis como o os combustíveis fósseis e nucleares. Construirá maquetes e esquemas demonstrativos das diversas formas de produção da energia elétrica, custos, vantagens e desvantagens. Também fará, juntamente com os alunos, uma análise da quantidade de energia que os principais aparelhos eletrodomésticos consomem. Mostrará alternativas energéticas para a crise mundial e problemas ambientais, mostrando a necessidade de consumo consciente. Em Matemática, utilizando os dados obtidos em Física quanto ao consumo dos aparelhos eletrodomésticos, produção, custos fará as porcentagens e construção de gráficos. Na disciplina de Química a professora irá trabalhar os conteúdos sobre energia nuclear, liberada durante uma reação nuclear, ou seja, processos de transformação de núcleos atômicos destacando que o uso descontrolado em um reator pode se transformar em uma bomba atômica. Na disciplina de História será trabalhado inicialmente o próprio conceito de energia, que é ponto fundamental das disciplinas da área de ciências naturais mas também tem grande importância nas áreas de cunho social, inclusive porque o comércio de energia move anualmente quantidades enormes de dinheiro. Será trabalhado com um histórico do uso da energia desde a Pré-História até os dias atuais. Buscando entender como as sociedades humanas dependem cada vez mais do consumo energético para sua subsistência. Dando um enfoque principal a Revolução Industrial e dessa forma compreender como foram sendo desenvolvidos ao longo da história diversos processos de transformação, transporte e armazenamento de energia. Realizará uma análise econômica e ambiental da energia elétrica e o consumo consciente da energia. Nas disciplinas de Língua Inglesa e Espanhola as professoras irão trabalhar o Vídeo “Economia de Energia” onde primeiramente será feito uma conscientização de “como” e “por que” economizar energia. Depois usarão o vocabulário para produção de frases e de pequenos textos, também será produzido um pequeno vídeo por grupos de alunos de como é feito o consumo de energia em casa no dia-a-dia. Na disciplina de Seminário integrado de Ensino Médio Politécnico será trabalhado práticas de conscientização quanto ao consumismo exagerado, poluição e desperdício de energia. Essas práticas serão realizadas com a comunidade escolar e possivelmente com os alunos das escolas municipais. A professora de Artes realizará algumas confecções de maquetes relacionadas a geração e distribuição de energia elétrica. Neste contexto é fundamental que nós pagadores destes encargos saibamos o que estamos pagando. Quanto estamos pagando? E quais são esses encargos que oneram nossas contas no final do mês? Então, estamos propondo que sejam feitas pesquisas, produções de textos, gráficos e cartazes, os quais posteriormente serão explorados em futuras atividades de análise morfológica em Língua Portuguesa, bem como análises críticas e debates em Filosofia e Sociologia. Também dentro deste componente curricular será abordado sobre o uso de energia em diferentes tipos de sociedades com o objetivo de analisar a importância da energia nas sociedades humanas. A Aplicação do Conhecimento pode acontecer a partir da elaboração pelos estudantes de documentários, mate¬riais explicativos, artigos, bem como do aprofundamento sobre a produção e o uso consciente de Energia, pelos estudantes. Tendo em vista o tema apresentado na aula interdisciplinar com o tema energia, verificou-se a existência de uma profunda valorização dos temas que sustentaram a elaboração do planejamento e a convicção dos professores em transformar seus alunos em sujeitos ativos na história que constroem no seu dia a dia. Referencias: BRASIL. Secretaria de Educação. JORNAL O GLOBO. Ensino Médio está distante da vida dos jovens. Portal EMdiálogo. Disponível em http://www.emdialogo.uff.br/content/ensino-medio-esta-distante-da-vida-d... . Acesso em: 12/8/2014. KRASILCHIK, M.; MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2007. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: EDUSP, 2004. LIBÂNEO, J. C. A didática e a aprendizagem do pensar e do aprender: a Teoria Histórico-cultural da Ati¬vidade e a contribuição de VasiliDavydov. Revista Brasileira de Educação. n. 27, 2004. MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? Investi¬gações em Ensino de Ciências, v. 1, n. 1, p. 20-39, 1996. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/ Artigo_ID8/v1_n1_a2.pdf Acesso em: 15/6/2014.