PROJETO SOBRE RITMOS BRSILEIROS

Orientadora: Carla Renata Telles de Abreu
Cursistas: Circe Carneiro Leão
Everli A. F. Andrioli
  Luciana Tavares de Miranda
Marisa Celestino
Marly Serafim
Nadia Regina Teixeira
Tatiani Ermelina Alves
                                                                     PROJETO SOBRE RITMOS BRSILEIROS
OBJETIVO: Apresentar aos alunos os diferentes ritmos existentes no território brasileiro, bem como, desmistificar a condição social como um ponto negativo na formação cultural.
CONTEÚDO: A História dos ritmos brasileiros e o cálculo estatístico sobre as tendências culturais de cada região.
DESENVOLVIMENTO: O Brasil é um país imenso e todo esse tamanho se apresenta nas diferentes formas de se expressar. Os alunos do Ensino Médio conhecem muito pouco dessas representações culturais, sendo que algumas são apresentadas nas mídias abertas, não dando um enfoque mais globalizado.
Essas diferenças regionais, muitas vezes são apresentadas de forma preconceituosa e baseadas na condição social dos representantes dessas formas culturais. O projeto visa tentar mudar esse conceito negativo, apresentando aos alunos as diferenças regionais e cultuais do Brasil e como essas características influenciam na elaboração e na construção dessas formas de expressão.
A primeira parte do projeto visa apresentar aos alunos as músicas mais importantes de cada região, na qual através de vídeos eles poderão conhecer e identificar esses ritmos, bem como suas diferenças. Em seguida, os alunos irão fazer uma pesquisa na instituição escolar para conhecer os ritmos preferidos dos alunos. Com os dados formulados no Pensamento Não Determinístico, serão elaborados gráficos de setores sobre essa pesquisa. Essa forma de representação amplia o contexto da informação pretendida, na qual os dados numéricos facilitam a compreensão entre escolhas preferidas e a porcentagem.
O projeto será finalizado com apresentações de dança e música na escola, visando demonstrar  a todos as diferentes musicalidades, cores e características do país. Essas apresentações visa socializar os estudantes com a cultura brasileira, desenvolver a capacidade de se organizar em grupos e, principalmente demonstrar essas características artísticas.