Projeto Simplista Interdisciplinadridade em Ciências da Natureza

Enviado por Deonice Moleta-Colégio Estadual Arthur da Costa e Silva- EFM postado em 26/11/2015

Projeto: A Interdisciplinaridade em Ciências da Natureza Simplista para envolver: Física, Química e Biologia.

Tema: EXPLORAÇÃO DO APARELHO CELULAR

Disciplina: Física, Química e Biologia

Público Alvo: Alunos e Professores do Ensino Médio do Colégio Arthur da Costa e Silva-EFM

Turma a ser aplicado o Porjeto: 1º ano do Ensino Médio

Justifictiva/Fundamentação

Qual a função da escola nao Ensino Médio conforme as Diretrizes Curriculares? Esta deve ter um ponto de partida- à garantia da aprendizagem ao desenvolvimento humsno dos educandos, com características próprias dentro do processo formativo da Educação Básica.

As Diretrizes que norterão  Ensino Médio estão dimensionada em quatro tópicos: trabalho, ciências, tecnologias e cultura. Espera-se que ao concluir essa etapa, o aluno deverá ser capaz de se relacionar com o mundo a sua volta, pois tee por base currícolo que o ajudou a pensar de maneira crítica e com discernimento.

Segundo as normas curriculares a organização curricular é feita por áreas, sendo uma delas a Ciência da Naturez que engloba as disciplinas de Física, Química e Biologia. Cada uma com as suas especificidades: a origem da vida, transformações das matérias e transformação de enregia. Daí o papel escolar prover ao estudante uma alfabetização científica, ou seja, se propriciar da linguagem da ciência e articular o conhecimento com a vivência cotidiana. Posicionar-se frente às questões polêmicas, sempre com criticidade e não com discurso vazio.

O professor deve ter apropriação do conhecimento cientìfico da qual faz a sua disciplina na escola para efetivamente fazer a ponte entre o conhecimento escolar versos conhecimento científico e tendo por base a pesquisa e não somente conteúdo expositivo.