Projeto Pacto Ensino Médio - Água no meio rural

REFLEXÃO E AÇÃO p.41
Etapa II caderno III

PROJETO INTERDISCIPLINAR “ÁGUA NO MEIO RURAL”

Cursistas: Adílson Redivo, Ana Maria Ribeiro, Arlindo Aparecido Madoenho, Douglas Rodrigo Iene, Janaina F. Pratchum, Eliane Beatriz de Freitas, Maria de Jesus Madoenho, Vera Silene Lacerda, Tais Edinéia Kindziera.
Orientador de estudos: Samuel Kindziera

Público-alvo: Estudantes do primeiro ano do Ensino Técnico da Casa Familiar Rural– Cândido de Abreu – PR e comunidade local.

Período de aplicação:Ultima semana de alternância do mês de setembro de 2015.

Justificativa: Nossa escola é uma escola rural e a grande maioria dos estudantes que à frequentam residem na área rural, nas constantes visitas realizadas nas propriedades rurais locais foram observados descuidos com as nascentes e mal uso da água, que causam extinção das nascentes, poluição da água e eventuais doenças na população. Dessa forma surgiu a ideia da realização de atividades que envolvam professores, estudantes, pais de alunos e habitantes locais, na perspectiva de corrigir e orientar o bom manejo da água, a preservação do meio ambiente e o bem estar da comunidade.

Objetivo geral
Orientar e corrigir os problemas suscitados quanto a água, incentivando os estudantes e a comunidade local a preservar as nascentes.

Objetivos específicos

Realizar leitura de textos que relatem a importância da preservação das nascentes, assim como fazê-la de acordo com a legislação ambiental;
Promover debates e discussões sobre o tema de estudo;
Sensibilizar a clientela escolar acerca do projeto a ser vivenciado;
Abordar sobre a importância da água para promoção da saúde, qualidade de vida, boas condições de higiene e saneamento básico.
Fazer estudo sobre as principais doenças causadas pela água poluída;
Produzir textos tabelas, gráficos, cartazes e panfletos sobre propriedades que protegem ou não suas nascentes;
Conhecer e produzir método(s) já aprovados para proteção das nascentes e purificação da água..

Metodologia
Foi realizado um encontro entre todos os professores e técnicos da escola para discutir e elaborar estratégias interdisciplinares e levantamento de material pedagógico para realização do projeto;
1° Encontro- Visitação a propriedades para verificação de como são os locais de extração de água que suprem as famílias locais, devidamente acompanhados por funcionários(agrônomos) da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), professores e técnicos da CFR. Serão observadas duas propriedades, uma sem nenhuma forma de proteção e cuido com a nascente e outra com a proteção em andamento (de acordo com as normas da legislação ambiental);
2º Encontro- Será realizado um debate interdisciplinar em torno da temática e das observações realizadas nas localidades visitadas;
3º Encontro- Sob orientação dos professores e técnicos da escola será realizada a aplicação do projeto numa propriedade próxima ; No período da manhã os estudantes assistirão um video com instruções da realização de restauração, proteção e limpeza de mina (série água do globo rural -2012 29min). Em seguida serão expostas as experiências já conhecidas pelos alunos e sanadas eventuais duvidas; No período da tarde os estudantes acompanhados por professores irão a uma propriedade local a efetivação do projeto (construção de proteção de mina com terra-cimento);
4ºSerá realizada uma discussão sobre a realização do dia anterior para sanar duvidas e aprofundar conhecimentos teórico e prático; Serão discutidos assuntos relativos a higiene e a contaminação da água, observando as principais doenças causadas; Será feito um miniconcurso de como fazer clorificador para a limpeza da água;
5º Encontro – Os alunos farão uma analise para a possível aplicação do projeto em suas propriedades e propriedades vizinhas; Montagem de vídeo sobre a trajetória e execução do projeto que servirá para exposição a comunidade.

Ações
Selecionar materiais didáticos que serão utilizados;
Registrar através de fotografia ou filmagem o problema detectado nas propriedades locais;
Realizar debates para reflexão do problema detectado;
Socializar os registros feitos no ambiente escolar;
Visitar propriedades nas proximidades da escola verificando os problemas relatados;

Recursos

Câmera fotográfica e filmadora, data show, livros didáticos, folhas de sulfite, cartolina, canetas, cola, microfone, caixa de som, transporte escolar (ônibus), tubos ou canos de pvc, cimento, carrinho de mão, pá, enxada, cola de contato, conexões, torneiras e outros.

Avaliação
Será feita através da realização adequada das atividades propostas (participação em atividades teóricas e práticas dentro de cada disciplina).

Fontes:
Vídeo sobre proteção de nascente
http://www.youtube.com/watch?v=FZvS6Q6qtRM&list=PL3aaAwEn0Tj4-Gxh9EvexlP... - duração 29min

Doenças causadas pela poluição da água
https://www.youtube.com/watch?v=pGGVI-qH8rE  - duração 2min.41 seg.
https://www.youtube.com/watch?v=-Tka19Nf0CA  - duração 10min.47 seg.