PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO: Desmitificando a Matemática.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ETAPA II - MATEMÁTICA: CADERNO V – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 42
COLÉGIO ESTADUAL ANTÔNIO DE DEUS SEIXAS – CATU, BAHIA.

PROJETO DE PESQUISA E INTERVENÇÃO: Desmitificando a Matemática.

EQUIPE: Acimar Freitas, Anivalda de Jesus, Cláudia Ulm, Cleyde Marry, Elijane Souza, Ivana Maria, Jaci Leal, Roberto Magalhães, Lidiane Maurício, Rolando Restany, Ubaldo Pereira, Mário Augusto, Railda Maria, Valdeci Menezes, Telmira Dantas, Elisa Maria, Kátia Alcântara, Rosilda Lima, Luciene Ramos, Laudemilson Cardoso.

INTRODUÇÃO:
Sabemos que o ensino da Matemática nos diferentes níveis de escolaridade, constitui-se uma “pedra no sapato” da nossa educação. Muitos esforços são feitos no sentido de reversão deste quadro, principalmente aqueles que se concentram na formação do professor como agente mediador do conhecimento matemático. É inegável a necessidade de se compreender conceitos básicos de Matemática para o exercício da cidadania e atuação profissional. A Matemática está presente até mesmo em situações que nem imaginamos existir, como por exemplo; em uma fábrica de calçados, para aproveitar ao máximo os materiais, é preciso otimizar matematicamente a disposição das peças a serem cortadas. Esse é um desafio geométrico que demanda também o desenvolvimento de programas para realizar essa atividade automaticamente. Sendo assim, a proposta deste projeto de pesquisa e intervenção é abrir um leque de discussões e pesquisas acerca da presença da Matemática em nossas vidas e sua integração com as mais diferentes áreas de atuação humana, até mesmo em situações inusitadas.

DESENVOLVIMENTO:
Esse projeto tem como ponto de partida um vídeo cujo título é: Desmitificando a Matemática. O mesmo está disponível no endereço: <http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1128225-7823-DESMISTIFICANDO+A+MATEMATICA,00.html>
Trata-se de um material divertido e que não está amarrado a determinado conteúdo específico da disciplina, dando assim um tom leve e descontraído. O interessante é que o material veiculado mostra a Matemática presente em animações, na música, na informática, nos meios de comunicação, etc. Além de trazer uma rica entrevista com pesquisadores matemáticos do IMPA, um centro de excelência em pesquisa matemática nas Américas, e, alunos participantes das Olimpíadas de Matemática.
Partindo de uma motivação inicial, e da discussão gerada por ela, o vídeo será disponibilizado para ser assistido pelos estudantes, sendo solicitado que estes atentem às respostas dadas no questionamento efetuado no início do encontro. Sempre que possível deverão ser feitas algumas pausas, buscando relacionar o conhecimento transmitido no vídeo com o nosso cotidiano e com situações vivenciadas pelos estudantes, procurando sempre instigar e contar com a participação de todos.
Com base em situações concretas descritas pelos professores, ou pelos estudantes durante as discussões, devem-se apontar os conceitos matemáticos que estão inseridos no contexto do vídeo, levando-os a conhecer o conteúdo matemático envolvido. Alguns exemplos devem ser dados, a fim de consolidar os conceitos expostos. Deve ser solicitado que os estudantes comentem acerca do vídeo apresentado, tentando relacionar as diferentes áreas do conhecimento (componentes curriculares) nas quais a Matemática está presente, principalmente naquelas que eram desconhecidas para os mesmos. Uma pesquisa com um nível maior de aprofundamento deverá ser solicitada aos estudantes, oportunizando aos mesmos exercer seu poder de investigação acerca da integração da Matemática nas Artes, Literatura, Informática, Medicina, Biologia, Engenharia, Telecomunicações, Química; elucidando assim alguns dos questionamentos propostos durante o encontro e que tem por finalidade tornar conhecido o(s) modo(s) de como a Matemática se faz presente nessas diversas áreas. .

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROJETO:
A avaliação será processual, contínua e cumulativa, de acordo com critérios definidos pelos professores envolvidos. Os alunos serão avaliados de acordo com seu processo de aprendizagem, envolvimento e participação, durante toda a realização do projeto.

REFERÊNCIAS:
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V. 2014.
RAMOS, M. N. A contextualização no currículo de ensino médio: a necessidade da crítica na construção do saber científico. Mimeo, 2004.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.