Projeto de construção das capacidades e desenvolvimento humano

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Projeto intervenção no C. E. JOÃO TURIN

Orientadora: Judite Vellozo Lucaski

Cursistas:

Ana Cláudia de Paula

Áurea do Valle Lemos Liotto

Dirceu José de Paula

Maria Cristina Torres do Nascimento

Pedro Rodaczynski Junior

Saulo Polato Ribas

Terezinha Souza

Projeto de construção das capacidades e desenvolvimento humano.

Foi proposto como objeto um chaveiro de bolinha que representa um filho que precisa de cuidados durante o decorrer do dia. Os horários para alimentação, higiene e lazer devem ser cumpridos rigorosamente, de acordo com a responsabilidade pertinente aos seus responsáveis.

O intuito é despertar a o senso de compromisso e respeito com o seus semelhantes, algo necessário a turma a qual foi proposto o projeto de intervenção visto que a mesma apresentou diagnóstico de egocentrismo, prepotência e irresponsabilidade.

Além disso a intervenção tem o objetivo de promover o desenvolvimento psicológico, cognitivo, emocional, racional, bem como a aquisição da coletividade, da responsabilidade, da colaboratividade e do respeito mútuo.

A ação está em processo, porém as percepções dos professores da turma e o relato dos pais e familiares apontam para mudanças positivas de posturas e comportamentos.

O procedimento se mostrou de aplicação simples e possível de ser aplicada em turmas de tamanhos e perfis variados uma vez que não demanda de gastos ou desprendimento de longos lapsos de tempo, o que preserva a aula planejada pelo professor. Mais que isso, a partir da concepção inicial, não parece ter restrições dentro do ambiente escolar e se estende para o contexto social do aluno sua percepção de membro da família e cidadão é desperta e se molda ao processo de socialização necessário à infância e adolescência, abrindo caminho e o preparando para a vida adulta.