PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS

Olá!

O PROGRAMA MAIS CULTURA NAS ESCOLAS é uma iniciativa interministerial, envolvendo a Secretaria de Políticas Culturais (MinC) e a Secretaria de Educação Básica (MEC), que vai aproximar e aprofundar parcerias de escolas públicas e iniciativas culturais. Cada projeto selecionado receberá entre R$ 20 mil e R$ 22 mil para desenvolver um Plano de Atividade Cultural, em diálogo com o projeto pedagógico da escola parceria e orientado por, pelo menos, um dos seguintes eixos temáticos:

1.     Residências de Artistas para Pesquisa e Experimentação nas Escolas;

2.     Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística;

3.     Promoção Cultural e Pedagógica em Espaços Culturais;

4.     Educação Patrimonial – Patrimônio Material, Imaterial, Memória, Identidade e Vínculo Social;

5.     Cultura Digital e Comunicação;

6.     Cultura Afrobrasileira;

7.     Culturas Indígenas;

8.     Tradição Oral;

9.     Educação Museal;

Cerca de 34 mil escolas públicas distribuídas por todo território nacional, e que estão inscritas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (MEC), podem participar do MAIS CULTURA NAS ESCOLAS. Cada escola deverá construir em Plano de Atividade Cultural em parceria com artistas, grupos culturais, pontos de cultura, museus, bibliotecas, espaços culturais diversos, que trabalhem com artes visuais, circo, culturas indígenas, culturas populares, cultura digital, dança, livro e leitura, moda, música, teatro, etc. Os parceiros da escola podem ser pessoa física ou jurídica, e serão remunerados por serviços artísticos, culturais e pedagógicos necessários ao desenvolvimento do projeto. Cada escola só poderá inscrever 1 (um) projeto, com 1 (uma) iniciativa cultural parceira. Assim como, cada iniciativa cultural parceira só poderá inscrever 1 (um) projeto, com 1 (uma) escola parceira. A depender do acordo entre parceiros, o Plano de Atividade Cultural poderá ser desenvolvido dentro ou fora da escola, e contemplar mais de um dos Eixos Temáticos.

Inicialmente, serão selecionados 5 mil projetos e os recursos serão repassados via PDDE/ FNDE (Programa Dinheiro Direto na Escola do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

Informamos que o lançamento do edital do Programa Mais Cultura nas Escolas, com a presença da Ministra da Cultura,  Marta Suplicy e do Ministro da Educação, Aloísio Mercadante, estava previsto para o dia 22 de abril de 2013

Porém, em função do estado de saúde do Ministro Mercadante, que encontra-se internado, o ato de lançamento do Programa, bem como a abertura do SIMEC para adesão das escolas, foi adiado para o dia 14 de maio de 2013. Na ocasião, ambos os ministros concederão coletiva de impressa e todas as informações sobre como acessar o programa, estarão disponíveis em nosso site.

As inscrições ficarão abertas até o dia 14 de julho de 2013.

Outras informações sobre o programa podem ser encontradas na Resolução do FNDE n° 30, de 03/08/2012, disponível no link:  http://www.fnde.gov.br/fnde/legislacao/decretos/item/3705-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-30,-de-3-de-agosto-de-2012).

Ou ainda, nos endereços eletrônicos:

MinC (http://www.cultura.gov.br/site/e)

MEC (http://www.mec.gov.br/)