Prof. IZAQUIEL MELO / CEEBJA CAMPO COMPRIDO

Um dos principais desafios nesta proposta de formação humana integral é romper com a barreira criada pelas grandes corporações que vivem do comércio da educação, e que, por sua vez, tantas vezes, recebem a chancela dos governos. O vestibular é uma forma precária de avaliação, e excludentista. Dá-nos a impressão que toda a educação básica e média visa não a formação do sujeito como protagonista de sua história e dos rumos de seu país, à ampliação de sua visão mundo, mas, sim, à preparação para o vestibular. O ensino médio é apenas para ensinar a gabaritar, a passar no vestibular, etc., ou a formar profissionais “competentes”, mas nem sempre éticos, para o mercado de trabalho. Acredito que podemos começar essa reflexão sobre um novo modelo educacional, buscando o que de humano foi perdido no ato de educar em detrimento de uma formação meramente técnico-científica, e, então, a partir da ciência, elaborar as bases de uma formação que vise o homem em sua totalidade, e não como uma máquina fragmentada.