Princesas Africanas

Fica a dica dessa leitura, Princesas Africanas, diponível em:http://www.uel.br/neaa/sites/default/files/ebooks/PRINCESAS%20AFRICANAS%20-%20LIVROS.pdf.

 

Esse é um livro que acaba levando a questionamentos sobre as histórias que contamos para as crianças, afinal elas acabam reproduzindo a sociedade  que produzimos para elas, por isso não é a toa o preconceito na sociedade. Como colocado pela autora no índice do livro: "Por que é tão difícil que a descendência negra ganhe cidadania no Brasil, a ponto de ser necessária a criação de um movimento pela consciência negra e a promulgação de uma lei que obrigue as escolas a ensinar a História e a Cultura Africana(7)?

(...)Com essas considerações, retomo o propósito desta edição de Leituras Compartilhadas: criada para ajudar os professores a reconhecer e positivar as diferenças, combater o racismo e o preconceito étnico-racial, ela não pode se propor a oferecer respostas, mas a ajudar a instalar perguntas que desconstruam comportamentos e pré-julgamentos.

Sendo assim, com o excepcional conteúdo que se segue e que é oferecido as futuras gerações de brasileiros, deixo no ar uma homenagem a todas as princesas negras (e africanas) que nunca estiveram em nosso imaginário e as outras tantas que não puderam comparecer a esta edição."

 

Comunidades: