Primeiro encontro / Perfis social, cultural e econômico dos estudantes

Professora orientadora: Simone Vosne Portela

Professoras participantes: Denise Santos, Ediléia de Aquino Ramalho, Eliana Gomes Santana, Eliane de Souza, Elismery Ferreira Macarios, Elizabeth Vidolin Alpendre, Fernanda Caldas Fuchs, Noely Maria Lesnau.  

Perfis social, cultural e econômico.
O colégio atende alunos surdos, utilizando-se do bilinguismo para sua prática pedagógica, sendo a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) como língua de instrução e Língua Portuguesa como segunda língua.
Apesar da boa localização do colégio recebemos alunos oriundos da região metropolitana de Curitiba, uma vez que nos seus municípios de origem não existem escolas públicas que atendam suas especificidades linguísticas.  Em função disso os alunos precisam percorrer longas distâncias para chegar à nossa escola, dependendo de transportes públicos. 
A grande maioria dos nossos alunos são provenientes de famílias ouvintes que, por sua vez, não dominam a LIBRAS, dificultando a comunicação entre eles próprios, ou seja, dos pais com seus filhos surdos.  
Não se trata tão somente da dificuldade entre pais e filhos em relação a falta de comunicação, mas também das consequências que essa ausência de comunicação traz para o estudante em sua prática social como um todo, ocorrendo, muitas vezes, atraso cognitivo, consequentemente, repercutindo na aprendizagem.
Quanto ao perfil econômico das famílias, notou-se que a grande maioria apresenta baixo poder aquisitivo havendo a necessidade que seus filhos trabalhem fora, o que contribui para que a renda familiar aumente. Dessa forma, explicita-se uma das causas da evasão escolar que se observa no colégio, pois o estudante diante do desafio de escolher entre os estudos e o trabalho, opta pelo segundo.  
Outro item relevante, que nos impressiona, é que alguns estudantes admitem que são usuários de droga e não se percebem como participantes de grupo de risco. O que demonstra a importância de trabalho constante para sensibilização e conscientização.
Entretanto, a característica mais marcante é que os estudantes gostam da escola, como local social, de encontro com seus pares, todavia, não demonstram vontade em estudar.