Primeiro dia - Reflexão e Ação - CEEBJA Dr. Luiz Losso Filho

Segundo a leitura do caderno 1 “A constituição de um Sistema Nacional de Educação que efetive a integração dos diferentes níveis e modalidades da educação escolar e a articulação entre as políticas educacionais e as políticas públicas relativas às demais dimensões da vida social: saúde, economia e trabalho, cultura, ciência, tecnologia e meio ambiente, nos planos nacional, regional e local, viabilizando o regime de colaboração entre as instâncias federal, estadual e municipal, evitando a sobreposição de programas e o desperdício de recursos públicos”. A educação não esta conseguido dar subsídios suficientes aos educandos para ocupar um lugar na cadeia produtiva da sociedade, dando-lhe uma formação integral, o que lhe permitiria participar ativamente da vida social contribuindo para melhoria de toda coletividade. Esta formação integral propiciada pelo ambiente escolar deverá dar ao educando oportunidade de pensar na realidade que vivencia, ou seja, tornar a escola um centro de formação de pensadores.