Prática Interdisciplinar - Ribeirão Pinguim

                 Colégio Estadual Antonio Francisco Lisboa
                Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante
                      Prática Interdisciplinar - Ribeirão Pinguim
                                                              Cândida Domingues
                                                              Roseli C. da S. Magalhães
                                                              Vanda Maria L. Bariviera
                                                              Silvana Aparecida Onofre
                                                              Gisele Aparecida Fidelis
        Resumo:Atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas de língua
portuguesa, biologia, química, história e geografia com a visita ao Ribeirão Pinguim
que permitiu analisar na prática os problemas ambientais do ribeirão.
        Palavras-chave:Interdisciplinaridade,conhecimento, ciências
        Introdução
        O presente artigo busca mostrar como a interdisciplinaridade pode ampliar o conhecimento
dos alunos e também de professores acerca de conteúdos estudados. As Ciências da Natureza e as
Ciências Humanas unidas, mas cada uma com sua visão particular do objeto de pesquisa escolhido-
O Ribeirão Pinguim – no município de Sarandi- PR- podem ampliar o conhecimento na medida que
enquanto pesquisam, os discentes percebem as diferenças e semelhanças entre o entendimento de
cada ciência sobre o assunto analisado, essas diferenças ou semelhanças instigam a curiosidade nos
estudantes contribuindo para a evolução do saber. O estudo em campo foi realizado pelos alunos do
3o ano do ensino médio do colégio citado no cabeçalho, as disciplinas envolvidas
foram:história,biologia, língua portuguesa,geografia e química.
        O objetivo desse artigo é analisar como a interdisciplinaridade pode contribuir com o
conhecimento escolar, verificar se as Ciências da Natureza interagindo com as Ciências Humanas
auxilia de fato à aprendizagem.
        O trabalho interdisciplinar foi realizado “in loco”, os alunos fizeram um relatório abordando
as condições ambientais do Ribeirão Pinguim e áreas circunvizinhas, nesse relato deveria ter
informações históricas, geográficas, biológicas e químicas da área de análise.
        Nas discussões posteriores a elaboração do trabalho verificou -se que os alunos compararam
as informações das disciplinas envolvidas e até começaram a perceber a relação entre elas, notaram
que quando o objeto estudado é abordado em toda amplitude a abstração comum do universofragmentado do ensino usual da vida a concretude de um conhecimento que responde a várias
indagações, que quando estudadas isoladamente pode criar uma lacuna de dúvidas podendo ser
responsável pelo desinteresse dos alunos por muitas disciplinas. A utilização dos saberes de
múltiplas ciências contribui com o aprendizado dos educandos, sem tirar a individualidade inerente
a cada disciplina.
                                       A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas ao contrário mantém sua
                              individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas
                              causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens
                              necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de
                              significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89).
        A integração das disciplinas trouxe visões amplificadas do local possibilitando ao educando
a elaboração de um trabalho com informações mais coerentes e de acordo com os fatos vistos na
prática. Puderam constatar a ligação entre as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas quando
averiguaram que as condições ambientais do Ribeirão Pinguim podiam ser explicadas a contento
com a junção das ciências sendo um meio facilitador da aprendizagem.
        Considerações finais
         Em princípio os alunos ficaram relutantes com a nossa proposta em fazer um trabalho que
envolvesse cinco disciplinas, o medo deles era –“meu Deus! Cinco professores corrigindo o nosso
trabalho! ” Mas os resultados obtidos com a elaboração conjunta do relatório mostrou que atuando
em parceria as disciplinas das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas podem elucidar várias
lacunas deixadas pela falta de interação entre as áreas do conhecimento, fato percebido pelos alunos
que puderam ter explicações sobre o ambiente pesquisado através da ótica das ciências envolvidas
nesse estudo, podendo assim perceber que o conhecimento não é fragmentado, ao contrário é
necessário a união dos saberes para que de fato a aprendizagem ocorra por completo sem espaços
para inquietações ou descrenças. A compreensão dos vários fatores que envolveu a área pesquisada
foi perceptível na medida que o resultado dos relatos respondeu de forma positiva a expectativa de
professores e alunos.
        Referências Bibliográficas
        BRASIL. Lei no 9.394. Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de
dezembro de 1996.
        MINISTERIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
Observação: o presente artigo foi realizado pelos participantes do PACTO do Colégio Estadual
Antonio Francisco Lisboa EFMP