Prêmio Jovem Cientista 2012- Aluno do Ensino Médio público (CAP-UFRJ) desenvolve aplicativo para controlar atividade física

Publicado 18/12/2012 14h03

Atualizado em 18/12/2012 15h24

Dilma entrega 26º Prêmio Jovem Cientista no Palácio do Planalto

Segundo ela, educação é o caminho para a saída da pobreza.

Presidente do CNPq anunciou cartão de crédito para bolsistas no exterior.

Priscila Mendes Do G1, em Brasília

Roberto Stuckert Filho/Presidência)   Dilma Rousseff entrega o prêmio de primeiro lugar na categoria ensino médio na 26ª edição do Jovem Cientista (Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência)

A presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira (17) da cerimônia de premiação dos estudantes e pesquisadores vencedores do 26º Prêmio Jovem Cientista, no Palácio do Planalto.

O tema deste ano, “Inovação Tecnológica nos Esportes”, foi focado nos grandes eventos esportivos a serem realizados no Brasil nos próximos anos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Dilma afirmou na solenidade que o tema do prêmio está, "sem dúvida", afinado com os grandes eventos esportivos e com "as necessidades do país”.

O jovem que sai para o exterior já sai com seu cartão de crédito, pré-pago, carregado com o valor da bolsa que ele vai receber." Glaucius Oliva, presidente do CNPq, ao anunciar cartão de crédito para bolsistas no exterior

“No mundo, tanto o esporte de grande desempenho quanto a indústria do esporte, necessitam da ciência e do desenvolvimento tecnológico para dar seus passos. Nenhum país que conseguiu ter um grande desempenho nos jogos [...] abriu mão da ciência e da tecnologia para atingir seus objetivos”, ressaltou a presidente.

Segundo Dilma, o Brasil conta com professores e educadores para fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico, mas também para dar sustentabilidade ao esforço de superar a pobreza no país. "Só a educação será o caminho dos jovens e crianças para um futuro sustentável e permanente para a saída da pobreza”, disse.

Dilma destacou iniciativas do governo federal de estímulo à educação, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ciência sem Fronteiras, o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

“Sem ciência, tecnologia e inovação, nós não seremos essa nação desenvolvida e não seremos esse país que sepultou em definitivo a pobreza extrema. Para tanto, temos feito nossos esforços”, observou Dilma.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, destacou na cerimônia ações do governo na áreada educação, como o programa de bolsas de estudo no exterior Ciências sem Fronteiras.

O dirigente anunciou durante o evento que o programa passará a conceder um cartão aos estudantes contemplados. “O jovem que sai para o exterior já sai com seu cartão de crédito, pré-pago, carregado com o valor da bolsa que ele vai receber”, afirmou Oliva.

Além disso, segundo o presidente do  CNPq, o Ministério da Educação lançará, em breve, o programa Inglês sem Fronteiras, que pretende oferecer cursos no idioma antes de os estudantes deixarem o Brasil para estudar fora do país.

O presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, disse desejar que os eventos esportivos internacionais que serão sediados no país nos próximos anos deixem um "legado" aos brasileiros. A entidade é uma das parceiras do prêmio Jovem Cientista.

“Como presidente de uma instituição que tem na educação seu principal pilar, fico muito feliz por constatar que a sociedade, os governos e a iniciativa privada perceberam que é por meio da educação que vamos sustentar o desenvolvimento econômico e social que estamos experimentando na ultima década no Brasil”, afirmou.

Jovem Cientista
O Prêmio Jovem Cientista, criado em 1982, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a General Eletric (GE).

As linhas de pesquisa desta edição foram relacionadas à gestão esportiva, tecnologias da informação aplicadas ao esporte, design de vestuários esportivos, nutrição para atletas e recursos tecnológicos para diagnóstico e tratamento de lesões esportivas.

Em 2012, o prêmio recebeu 2.070 inscrições – 197 estudantes graduados,
105 do ensino superior e 1.768 do ensino médio – e ofereceu R$ 600 mil em prêmios, incluindo bolsas de estudos concedidas pelo CNPq.

Os vencedores
O primeiro lugar entre os concorrentes graduados ficou com Rodrigo Gonçalves Dias, da Universidade de São Paulo (USP), que realizou a pesquisa “Avanços em genômica para diagnósticos moleculares no esporte”.

Na categoria de ensino superior, a vencedora foi a estudante Priscila Ariane Loschi, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que desenvolveu o tema “Materiais de mudança de fase aplicados ao design de tecidos inteligentes”.

Já entre os estudantes do ensino médio, o primeiro lugar ficou com o estudante João Pedro Vital Brasil Wieland, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A presquisa dele teve como tema “Aplicativo de celular para controlar o exercício físico”.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul recebeu uma menção honrosa durante a premiação. As instituições vencedoras do mérito institucional foram o Centro Educacional Adalberto Valle, de Manaus (AM), e a Universidade de São Paulo (USP).

O tema do Prêmio Jovem Cientista 2013 será “Água, desafios da sociedade”