Possibilidades Teórico-metodológicas da Matemática

Colégio Estadual Diamante D’Oeste – Ensino Fundamental e Médio
Cursistas: Aparecida Fátima da Cruz – Cristiane Franco Pivatto – Doraci Vargas Elias Oliveira dos Santos – Fátima Inês Schneider – Frida Heck – Lizandra Suzana Carvalho dos Santos -  Lorivaldo Jandir Carvalho – Rosane Lucia Schneider

Orientadora de Estudos: Cleonice Pereira de Almeida

Possibilidades Teórico-metodológicas da Matemática
O estudo da Matemática torna-se significativo quando os alunos percebem as relações entre o conhecimento matemático produzido pela humanidade e os conhecimentos produzidos por outras áreas. A Matemática contribui com o desafio da escola que é formar os estudantes para a autorrealização, propiciando-lhes oportunidades educativas que lhes permitam desenvolver habilidades e adquirir competências.
Aprender matemática é essencialmente aprender uma determinada forma de pensar, que se desenvolve, como todas as outras formas de pensar. É por isso que não aprendemos Matemática da mesma maneira como se fez ontem e se fará amanhã.
Nesse novo cenário, a ênfase deve ser dada na reflexão, no desenvolvimento do pensamento, na resolução de problemas cotidianos, no envolvimento em contextos sociais, econômicos e culturais nos quais os alunos vivem e, diante do processo irreversível de globalização no qual estão inseridos, na ampliação de sua visão de mundo.
Os documentos oficiais apontam algumas possibilidades pedagógicas e metodológicas, no sentido de promover o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes, como os recursos da contextualização e interdisciplinaridade.
O educador deve trabalhar com os conteúdos de forma problematizadora  e interdisciplinar, tendo em vista o desenvolvimento do espírito crítico e reflexivo, para que o educando seja capaz de tomar decisões frente a questões da sociedade na qual está inserido. Então, propõe-se que a elaboração do planejamento a ser desenvolvido em sala de aula seja por área. A atividade integradora pode ser por meio de uma situação problema, um estudo de caso, uma questão polêmica atual, uma imagem, uma notícia de cunho científico, entre outras.
O estudo dos Números e Operações deve proporcionar aos alunos uma diversidade de situações, de forma a capacitá-los para resolver problemas do quotidiano, bem como científicos, que envolvam números naturais, racionais, irracionais e complexos. Destaca-se a importância da estimativa e do cálculo mental frente ao uso da tecnologia. Quando da abordagem de Funções, deve-se iniciar pela exploração qualitativa de relações entre duas grandezas, em diferentes situações.
O estudo da Geometria deve possibilitar o desenvolvimento da capacidade para a resolução de problemas práticos do quotidiano, permitindo orientação espacial, leitura de mapas, estimativa e comparação de distâncias percorridas, reconhecimento de propriedades de formas geométricas básicas e uso de diferentes unidades de medida. O trabalho com a Geometria Analítica deve permite a articulação entre Geometria e Álgebra, assim como, o estudo de sistemas de equações deve colocar a Álgebra sob o olhar da Geometria.
A utilização da História da Matemática em sala de aula, na perspectiva da recuperação do processo histórico de construção do conhecimento matemático, pode aparecer como um importante elemento de contextualização dos objetos de conhecimento que vão entrar na relação didática. As formas de organização das atividades de ensino de Matemática devem contemplar a diversidade discutida anteriormente, considerando as interações sociais como essenciais na construção coletiva de conhecimento. Além disso, as opções de ênfase em conteúdos e abordagens relacionados a essa disciplina precisam ser adequadas ao projeto político pedagógico.
Assim se faz urgente que novas produções científicas discutam as práticas pedagógicas em Matemática para o Ensino Médio e analisem a relevância de um currículo flexível que possa romper com conteúdos matemáticos seculares, carregados de excessiva formalização que não contribuem para o desenvolvimento científico dos estudantes, nem para que ocupem competentemente seu espaço no mundo do trabalho. Que as discussões aqui apresentadas possam servir de estímulo e provocação ao desenvolvimento de futuras pesquisas em Educação Matemática que visem a desvendar o Ensino Médio e contribuir para um efetivo processo de ensino e aprendizagem do conhecimento matemático nesse nível de ensino.
REFERÊNCIAS
___ Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Secretaria da Educação Básica. Brasília: MEC, 2006.
Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Parecer: CEB 15/98, Junho, 1998