Possibilidades de articulação das disciplinas da área de linguagens no Ensino Médio

Colégio Estadual Professor Vidal Vanhoni – Paranaguá

ETAPA II - CADERNO IV
Possibilidades de articulação das disciplinas da área de linguagens no Ensino Médio

Adriane de Oliveira
Fernanda Montiel
Gracília Maria Ramos Marques
Débora Peniche Taira
Luciane Mafra Nascimento
Marina Montiel
Suzana Marcelino

     De acordo com o texto, as linguagens são pré-estabelecidas no decorrer da história, elas é  que nos mostram a realidade.
As áreas de linguagem são práticas sociais que envolvem formas de interagir, com as várias linguagens organizadas e determinadas historicamente.
     No filme percebe-se que é fundamental a convivência com outra pessoa para a aprendizagem e seu desenvolvimento.
O menino no filme é uma criança selvagem que vive encarcerada, sem contato verbal ou social por volta de seus 16 anos , é levada a Nuremberg, comunidade Alemã e passa a ser objeto de estudo e curiosidade, por não conseguir se expressar. Ela não recebeu desde cedo linguagens de fatos e denominações de objetos da vida cotidiana que é interpretada e os dota de significados e os organiza no tempo e espaço nos indicando a realidade. Somente após  a convivência com a comunidade passa ao desenvolvimento da linguagem e socialização.
     De acordo com (Vygotsky) o desenvolvimento cognitivo acontece através da interação social entre duas ou mais pessoas que trocam experiências criando novos conhecimentos.
     Como ocorreu no filme a criança para ter uma existência humana precisa ter acesso aos bens culturais, materiais e espirituais, conhecimentos de linguagem sobre organização e o uso das diferentes linguagens, a diversidade das linguagens e posicionamento na realização da própria prática  são vistos no filme. Kaspar aprendeu a linguagem, costumes e ritos da sociedade com auxílio do professor, inserindo-o de várias maneiras no convívio social. Mesmo aprendendo as regras básicas de convivência em sociedade , era desprezado pela sociedade. Preferia o cativeiro pois não se sentia incluído na comunidade, como mostra o filme, devido a não conseguir interpretar, organizar e denominar a realidade social.
     Quanto a “imposição “,é refletida no momento em que a comunidade descobre que Kaspar não tem a percepção de Deus, tentam então impor dogmas. Isso não ocorreria se ele soubesse ler e escrever, pois assim poderia compreender textos mais difíceis e a partir desta compreensão a “ opção” ocorre.

2 – Reflexão e ação
1ª Prática da linguagem através do pensamento
2ª Trabalhar com a leitura e comunicação
3ª Ler e produzir textos
4ª Interação e integração entre saberes diferentes
5ª Interagir por meio das várias tecnologias.
     Desenvolver a leitura mentalmente, através da organização lógica do raciocínio, independente das situações culturais, sócio- históricas.
     A língua é uma atividade social que realiza ações através da troca de informações. O professor  deve perante seus alunos partilhar com clareza seus objetivos, conhecer sua concepção de linguagem no conhecimento dessas ações , ela irá fundamentar seu trabalho pedagógico.
     Concepção  da leitura -Processo de compreensão, abrangendo o  emocional, intelectual, cultural, político e econômico.
     Na produção de textos, seja o texto lido, elaborado oralmente ou escrito está inserido na prática da linguagem. As pessoas interagem de forma que a prática da linguagem seja ela língua materna ou estrangeira esteja inserida como elemento mediador, portanto o uso desta é mediado pelas relações sociais.
     Novos recursos deverão ser  apresentados aos alunos, aperfeiçoando as pesquisas na internet, com orientações; comparar informações ,aprender técnicas de pesquisas, portais, imagens, animações, são recursos que fazem o aluno ficar mais concentrado ao conteúdo, desperta a curiosidade fazendo-os buscar informações por sua própria conta. Para isso a escola deverá ter as ferramentas necessárias para o aprendizado.
     Os alunos do ensino médio interagem por meio de diversas tecnologias com qualquer pessoa em tempo real. O telefone permite  o diálogo, a comunicação entre duas pessoas proporcionando possibilidades e permite o acesso a informações nunca imaginadas , a interação entre dois jogadores que traçam objetivos para superar desafios em vídeo game ,no contexto de comunicação e integração. A internet permite o acesso a qualquer informação , mas os jovens usam apenas como entretenimento. O professor deve se atualizar nestes novos recursos, aprender novas técnicas, fazer com que o aluno tome conhecimento dos recursos que se apresenta a cada nova modalidade.

3. Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia na área de Linguagens
     O trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia estão estabelecidas na DCNEM de 2012 em seu art. 4º, inciso VIII, como dimensões da educação e do desenvolvimento curricular.
     Essas dimensões se relacionam com a área de Linguagens e seu trabalho pedagógico buscando expandir a compreensão dos estudantes para, além do caráter instrumental das linguagens, enfatizar as relações das mesmas com o trabalho, os vínculos desta com as tecnologias e o modo como se articulam e se inter-relacionam com a cultura.
     Para mobilizar os vários conceitos discutidos nesta unidade apresentamos um trabalho interdisciplinar relacionando as linguagens e as diferentes dimensões do currículo: trabalho, cultura, ciência e tecnologia.
     O tema em foco foi mobilidade urbana.
Etapas da atividade:
1. Assistir ao Documentário “Bikes vc Carros” do diretor sueco Fredrik Gertten que mostra como as pessoas convivem quando o assunto é mobilidade, observando e anotando os dados que acharem pertinentes:

É importante ressaltar que tanto documentários quanto obras ficcionais representam opiniões e uma visão de mundo, veiculando ideias e proposições de vida.
2. Refletir sobre esse tema com os alunos tendo como base os conhecimentos das diferentes disciplinas da área de Linguagens e de disciplinas de outras áreas:
Alguns questionamentos:
• Observar o momento histórico em que foi realizado o documentário
• Relacionar algumas discussões no que tangem ao clima, recursos naturais e cidades que aparecem no documentário: Capital paulista, Los Angeles(EUA), Toronto (Canadá), Berlim(Alemanha) e Copanhague(Dinamarca).
• Problematizar questões relativas a identidades socioculturais, estéticas, políticas, associadas aos diferentes grupos apresentados no documentário.
• Debater o crescimento desenfreado da indústria automobilística citado no documentário
• As diferenças no uso de bicicletas e de carros em comparação entre algumas cidades apresentadas no documentário, como São Paulo e Copenhague.
• Discussões sobre mobilidade urbana: o poder que a indústria automobilística exerce sobre a economia das cidades e sua influência direta e reta na dinâmica político-social.
• 3. Produção
•  A discussão da implantação das ciclovias nas cidades
• Compartilhamento das vias entre bicicletas e automóveis

4. O currículo e a construção crítica do conhecimento sobre a linguagem
• As práticas educacionais implicam decisões e ações que explicitem a ação educativa e formas explícitas do agir pedagógico como: as escolhas metodológicas, os recursos utilizados e as visões filosóficas que embasam esse fazer pedagógico. A metáfora da árvore nos faz refletir sobre este processo. Cada parte dela apresenta uma destas ações nessa reflexão:
• Folhas: Possuem mais visibilidade correspondendo ao topo da árvore, nelas estão identificadas as técnicas de ensino, a apresentação dos conteúdos, bem como procedimentos de sala de aula, representando os conteúdos selecionados e o modo de abordá-los.
     Tronco: Corresponde a uma pedagogia que, por sua vez, é mantida pela raiz que representa a filosofia da educação.
     Pensando no currículo podemos perceber que não podemos ter uma visão focada apenas na ação do professor sem levar em conta as ideias e ideologias que sustentavam essas ações. Monte Mor (2011) enfatiza que assim como a árvore interage com o meio, a prática, a pedagogia e a filosofia da educação interagem com os contextos social, histórico e cultural e precisam contemplar o desenvolvimento humano, onde o currículo seja visto também como uma prática social.
     Nessa perspectiva, os professores de cada disciplina que integra o currículo, cumprem um papel importante ao refletir em sua prática pedagógica os valores e ideologias que elas carregam e veiculam, reconhecendo e buscando formas alternativas de não ser silenciados pela estrutura sistêmica que induz às fragmentações do pensar e do agir.
     A linguagem tem papel importante na constituição da consciência social. A escola, portanto, precisa possibilitar aos estudantes a compreensão, apropriação e o uso de várias formas de linguagem, envolvendo diversos componentes curriculares.