Poluição

COLÉGIO ESTADUAL VILA ALTA – ENS. FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Objeto de Estudo: Poluição
Público alvo: Alunos do 1º, 2º e 3º anos do 2º grau
Disciplinas: Língua Portuguesa, história, geografia, arte, educação física, biologia, filosofia, sociologia, matemática.
- Objetivo Geral:
Levar o educando a refletir interdisciplinarmente sobre a poluição, compreender as causas e consequências que causam aos seres, tanto humanos, como animais, buscando soluções.
- Objetivos específicos:
- Desafiar os educandos a investigar a causa e consequências sobre a poluição no nosso habitat.
- Identificar os diferentes tipos de poluição;
- Analisar a leitura de gráficos;
- Realizar a produção textual;
- Construir juntamente com os alunos possibilidades de diminuir a poluição, comendo pela sua casa e escola.
- Identificar principais geradoras de poluição.
- Identificar as consequências para os seres vivos;
- Reconhecer que a qualidade das águas superficiais de nosso município é muito ruim, apesar de não termos grandes indústrias poluindo nossas águas.
- Despertar a consciência de se não cuidarmos de nossas águas, podemos chegar a situação de São Paulo.
Justificativa:
Com a crescente poluição que contamina o ambiente, degrada a vida, na qual é provoca pelos próprios seres humanos, sem limites, somente quando sofrem as consequências, é que dão conta dos malefícios que causam a humanidade.
Assim, vê-se a necessidade de trabalhar com a temática, para que possamos realizar a reflexão sobre a problemática, e poder assim, despertar nos educandos a consciência ambiental.
O estudo da poluição sonora é uma forma de conscientizar os educandos no seu meio, na qual, podemos observar as futuras gerações ligadas com as tecnologias (fone de ouvido) , na qual, com seu mal uso, muitos poderão ter problemas de audição futuros.
Podemos visualizar, principalmente em nosso meio, em sala de aula, a grande poluição visual, o melhor, uma verdadeira pichação nas carteiras e paredes, pois muitas vezes, ao ser indagado sobre o que pensam sobre esta poluição, muitos não gostam, mas fazem.
Diante da necessidade de conservação das águas, de modo especial, as superficiais, pretende-se levar o aluno a observar a realidade em sua volta, para que consiga identificar as causas da atual situação e as possíveis soluções, pois água potável é limitada, os processos de contaminação podem ser irreversíveis e sem esse bem, não podemos viver. Além do mais, estamos convivendo com relatos de amigos e parentes, que sofrem pela falta de água, fruto do desiquilíbrio ambiental e ações humanas.
Visando ainda realizar o diagnóstico da poluição existente em nosso município e através deste resultado procurar meios para sanar tais deficiências com o auxílio de órgãos competentes com intuito de conscientizar e despertar o interesse de termos uma cidade com baixo índice de poluição, a fim de que tenhamos uma vida mais saudável.

Encaminhamento metodológico:
Será realizado seguindo a sequência didática, sendo interdisciplinar, abordando a temática, definidos nos eixos norteadores, levando-os a perceber os objetivos propostos acima. Análise de vídeos, fotos, visitas ao Rio Paraná, análise sobre o trabalho do projeto Rio Mais Limpo.

Conteúdos a serem trabalhados
Língua Portuguesa
- Interpretação de texto (O Lixo - Luis Fernando Veríssimo)
- Produção de texto
- Dramatização

Química:
- Poluição das águas superficiais
História:
- Poluição Atmosférica: causas e consequência
- Estados e Cidades do Brasil com maior índice de poluição;

Geografia:
- Dimensão socioambiental do espaço geográfico;
Dinâmica da natureza e sua alteração pelo emprego de tecnologias de exploração produção;

Arte
- Conscientização sobre poluição visual e sonora;
- Grafite pichação
- Industrial cultural;
- Reciclagem

Matemática
-Poluição na Escola e residência

RECURSOS DIDÁTICOS
- internet
TV-Pendrive
-Projetor
- Livros didáticos e paradidáticos
- Lousa digital

AVALIAÇÃO
Verificar se o educando consegue identificar as consequências sobre a poluição no nosso habitat.
- Verificar se o educando identifica os diferentes tipos de poluição;
- Realizar a analise e a leitura de gráficos;
- Realizar a produção textual com coerência e coesão;
- Elaborar estratégias para diminuir a poluição, comendo pela sua casa e escola.
- Verificar se o educando identificou os principais geradores de poluição.

Referencias Bibliográficas
_______. Projeto Político Pedagógico e Proposta Pedagógica Curricular - Colégio Estadual Vila Alta – Ensino Fundamental e Médio. Alto Paraíso-PR., 2012.
PARANÁ. Caderno de Expectativa de Aprendizagem – Departamento de Educação Básica – Curitiba: SEED – PR, 2012.
PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental/Médio. Curitiba: SEED – PR, 2008.