Polos opostos se atraem e os iguais se repelem???

Material de uma aula de física utilizado por uma escola particular de Fortaleza gera polêmica e vira caso de justiça. Para explicar um princípio da física de atração e repulsão de cargas elétricas, a apostila, produzida pelo próprio colégio, usou algumas figuras de meninos e meninas para retratar que os pólos opostos se atraem e os iguais se repelem.

O material gerou críticas da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), que considera os desenhos "indicativos de homofobia". A associação diz ter acionado o Ministério Público Estadual e o Ministério da Educação para que analisem o conteúdo didático.

Segundo o secretário de educação da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Travestis, Toni Reis, a questão foi levada à associação por um aluno da escola que disse ter se sentido ofendido com a forma como a matéria sobre atração e repulsão foi tratada nas aulas de física e ter sido motivo de chacota durante aula com a apostila.

— Os desenhos são muito nítidos ao mostrar a homofobia. O menino tem só 16 anos e pensa até em desistir de estudar — contou Reis, ao dizer que quer uma investigação sobre o caso.

De acordo com o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, a escola ainda não recebeu uma denúncia formal sobre o caso e abrirá uma investigação sobre assunto. Até lá, a apostila continua em sala de aula.

E você, considera que o material apresenta conteúdo homofóbico? O que pensa sobre o assunto? Vamos dialogar?!