Plano de aula Interdisciplinar - Ciências Naturais

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR
TEMA: ENERGIA
DISCIPLINAS: Biologia, Física, Química.
SÉRIE: 2º ano Ensino Médio
CONTEÚDOS ESTRUTURANTES:
Biologia: Mecanismos Biológicos; Biodiversidade
Física: Eletromagnetismo
Química: Matéria e sua natureza; Biogeoquímica
CONTEÚDOS BÁSICOS:
Biologia: Mecanismos celulares biofísicos e bioquímicos; Dinâmica dos ecossistemas: relações entre os seres vivos e interdependência com o ambiente
Física: Campos e ondas eletromagnéticas
Química: Reações Exotérmicas e Endotérmicas, Variação da entalpia, Lei de Hess, Emissões Radioativas
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS:
Física: Força eletromagnética
Biologia: Fotossíntese / Respiração Celular
Química: Termoquímica; Radioatividade

PROBLEMATIZAÇÃO
Sabe-se da urgência em se discutir novas matrizes energéticas, em decorrência da perspectiva do fim da exploração dos combustíveis fósseis, do aumento da população mundial, dos impactos ambientais devido à emissão de gases estufa e de vários tipos de poluentes, além de impactos negativos durante a produção e transporte desses combustíveis.
A preocupação em utilizar novas e diferentes fontes energéticas se faz cada vez mais presente tanto no cenário nacional quanto internacional, não bastando que elas sejam apenas eficientes, mas que tragam menos impactos negativos a sociedade e ao meio ambiente.
Diante dessa realidade é fundamental trazer para a escola essa discussão. Refletindo acerca da aplicabilidade de soluções criativas que venham somar as políticas de conservação e desenvolvimento.
Assim, como o Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, numa ação conjunta entre estudantes, corpo docente, funcionários, equipe pedagógica, direção e comunidade do entorno, pode contribuir com ações locais que diminuam o consumo e dependência de uso de fontes energéticas caras, poluentes e não sustentáveis?

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Os professores irão mediar estudos e discussões sobre o tema com os estudantes, organizados em grupos, em seguida será realizado levantamento de propostas alternativas, de acordo com nossa realidade, para usar a energia de modo sustentável por meio de ações locais, que somadas à ações regionais e globais, venham corroborar para uma educação para a sustentabilidade, construindo com os jovens formas de se prevenir, se adaptar e, se possível, abrandar os efeitos das mudanças climáticas em suas comunidades, atuando como protagonista  na mudança de hábitos e culturas necessários para tratar com mais respeito os bens naturais indispensáveis à vida.
A turma será dividida em 6 grupos para pesquisar sobre fontes alternativas de energia: Eólica, fotovoltáica (solar), biomassa, hidrogênio, nuclear, hidrelétrica.
Após a pesquisa cada grupo apresentará para a turma os resultados de suas pesquisas, considerando que em suas apresentações devem responder as seguintes questões:
– Como funciona a usina geradora de energia?
– Qual o recurso/fonte energético foi utilizado para a produção dessa energia?
– Quais são as vantagens e desvantagens dessa usina?
Após a apresentação dos alunos, os professores de Química, Física e Biologia farão a revisão dos temas abordados, esclarecendo dúvidas e complementando as informações.
A professora de Biologia deverá explicar o processo de respiração celular e fotossíntese, que produz energia para a biomassa.
O professor da disciplina de Física deverá esclarecer as dúvidas que surjam em relação ao funcionamento das usinas. Para melhor entendimento será usada animação do link: http://www.ciencias.seed.pr.gov.br
A professora de Química deverá explicar as reações envolvidas no processo, como também a eletrólise na produção de energia através do hidrogênio.
Com todas as dúvidas esclarecidas os professores realizarão um debate com os alunos para analisar qual seria a melhor fonte de energia para a obtenção de energia elétrica.
Também será solicitado que os alunos proponham alternativas práticas, que deverão ser aplicadas para reduzir o consumo de energia como:
- Melhor aproveitamento da luz natural nas salas de aula;
- Redução no consumo de papel, plásticos, tinta para impressão, luz, gás (manutenção dos queimadores do fogão);
- Separação dos resíduos para reciclagem;
- Compostagem;
- Campanha para sensibilizar quanto ao uso adequado das lixeiras;
- Aproveitamento da água da chuva;
- Instalação de painéis solares alternativos;
- Uso de lâmpadas de LED

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 Reconhecer as diversas fontes de energia e entender as diferenças das fontes renováveis e não-renováveis.
  Compreender como funciona as diversas usinas e entender o processo de geração de energia elétrica.
 Observar que combustíveis fósseis contribuem para o aumento do efeito estufa e da poluição.
  Conhecer as vantagens e desvantagens de cada fonte de energia.
 Criar formas concretas de substituir o petróleo por uma melhores matrizes energéticas com diversidade de recursos, por meio de práticas direta ou indiretamente relacionadas ao consumo.
 Discutir a melhor matriz energética para a escola, o bairro ou o município.

AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser contínua e qualitativa, observando o envolvimento e a participação dos alunos nas atividades propostas. Observando se o aluno:
• Participou ativamente nas pesquisas do grupo;
• Fez uma apresentação de qualidade – respondendo aos questionamentos propostos;
• Debateu ativamente colocando suas ideias;
• Participou de todas as etapas do processo, contribuindo para o alcance do objetivo.

RECURSOS DIDÁTICOS
 Projetor Multimídia;
 Livros didáticos e diversos sobre o tema;
 Dispositivos móveis;
 Laboratório de Física;
 Laboratório de informática;
 Quadro de Giz;
 Cartazes.
PROFESSORES: Ivone Barossi, Mauro Malinoski, Joelma Emereciano, Luciane de Lima.
LOCAL: ColégioEst. Pe. Silvestre Kandora – Curitiba/PR.

REFERÊNCIAS
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Fogo / Silvia Czapski – Brasilia: Ministério da Educação, Secad: Ministério do Meio Ambiente, Saic, 2008, 24 p. (Mudanças ambientais globais. Pensar + agir na escola e na comunidade)
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: SEED/DEB – PR, 2008