Perfil Social, Cultural e Econômico dos alunos do Ensino Médio do CEEBJA-CIC

Juliana Vasconcelos Tomaz da Silva
Maria Cristina Gonçalves
Maria Cristina Rigon

O Estabelecimento de Ensino CEEBJA CIC está localizado em região constituída de comércio, residências e indústrias, atendendo a 90% de alunos trabalhadores, oriundos tanto da região próxima ao estabelecimento, quanto de bairros e municípios vizinhos, ofertando escolarização para jovens, adultos e idosos que buscam dar continuidade aos seus estudos no Ensino Fundamental ou Médio, assegurando-lhes oportunidades apropriadas, considerando suas características, interesses, condições de vida e de trabalho, mediante ações e organização didático-pedagógicas coletivas e/ou individuais. Na Sede, as turmas são distribuídas em três períodos: manhã, tarde e noite. Ofertada a modalidade de ensino também nas APEDs (Ações Pedagógicas Descentralizadas) que funcionam em espaços cedidos pelas escolas municipais e as APEDs Especiais que acontecem nos locais de trabalho dos educandos em horários diferenciados (Hospital Evangélico e Rua da Cidadania Fazendinha). Estas ofertas acontecem na organização coletiva, no período noturno.
Este estabelecimento, na sua sede, oferta a Educação de Jovens e Adultos de forma presencial, que contempla o total de carga horária estabelecida na legislação vigente nos níveis do Ensino Fundamental e Médio.
De acordo com nosso levantamento, pudemos constatar que o aluno da Educação de Jovens e Adultos é um sujeito que apresenta diferentes experiências de vida, mas que em determinado momento afastou-se da escolarização devido a fatores sociais, econômicos, políticos e/ou culturais. Dentre esses fatores, destaca-se o ingresso prematuro no mercado de trabalho, a evasão e a repetência como fatores de afastamento do ensino formal de nossos alunos, eles buscam na Educação de Jovens e Adultos a conclusão de seus estudos. Nossa clientela, em sua maioria, são jovens que não conseguiram terminar os estudos em tempo hábil no Ensino Regular, e adultos que estavam inseridos no mercado de trabalho da região, na época de escolarização regular, e que abandonaram seus estudos por diferentes situações, ou que ainda não tiveram acesso à educação formal buscando desenvolvimento e ampliação de seus conhecimentos.
Nossa escola possui, 90% de alunos com idade a partir de 18 anos, que necessitam de uma organização do tempo escolar e flexibilização de horários, para atender tanto necessidades pessoais quanto exigências do mundo do trabalho.
Consideramos a bagagem de conhecimentos adquiridos pelos alunos em outras instâncias sociais, significativa e importante ao processo educacional, levando em conta que esses alunos necessitam de uma abordagem diferenciada no processo ensino-aprendizagem.
O CEEBJA CIC oportuniza a elaboração e aplicação de projetos educacionais no contraturno para que os alunos, agentes educacionais e comunidade possam desenvolver diferentes maneiras de apropriação do conhecimento.
O levantamento realizado e a prática desenvolvida pelos diversos segmentos da comunidade escolar, professores, direção, pedagogos, agentes educacionais I e II,  nos mostra diferentes características dos alunos jovens e adultos:
- Trazem da vivência pessoal conhecimentos prévios e mostram motivação em sustentá- los cientificamente;
- Demonstram interesse em participar das ações propostas, a fim de atender os objetivos almejados;
- Buscam a instrução escolar por diferentes interesses;
- Necessitam do apoio familiar para a sua permanência na escola, o que contribui para o êxito das atividades desenvolvidas.

Temos também  alunos matriculados com necessidades educacionais especiais, que são atendidos em nosso estabelecimento, priorizando-se ações educacionais, como intérprete de libras , equipamentos adaptados,atendimento individualizado, que possibilitam o acesso, a permanência e o êxito desses alunos em nosso espaço escolar.

Referências.

P.P.P - Projeto Político Pedagógico (2011) do CEEBJA-CIC- Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos.