PERFIL DO COLÉGIO ESTADUAL POVOADO SÃO MIGUEL

O Colégio Estadual Povoado São Miguel, localizado na comunidade pesqueira Vila de São Miguel esta distante a 14 km da cidade de Paranaguá, cujo acesso é por meio marítimo, este, dificultando a acessibilidade à cultura, lazer, ensino complementar, e convívio social, de seus habitantes. Desde sua criação em 2012, os documentos norteadores desta instituição estão fundamentados nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo, sendo hoje distinguida como Escola das “Águas”.

Os moradores são compostos na sua maioria de pescadores artesanais que buscam na pesca, na coleta e “descarne” do siri (popularmente chamado de desmariscar), suas principais atividades econômicas. A atividade de desmariscar fica por conta das mulheres e jovens que também complementam sua renda com a confecção de cestos de cipó e junco.

O Colégio atende crianças e jovens da própria comunidade e de uma localidade vizinha localizada a 4,5 km, chamada de Ponta de Ubá - Prainhas. A maioria dos estudantes vem de famílias de baixo nível de escolaridade e renda. A comunidade ficou vários anos sem acesso ao Ensino Fundamental - Séries Finais e ao Ensino Médio ocasionando uma grande distorção idade/série.

As dificuldades encontradas em relação aos estudantes, em sua maioria, são comuns a todas as Instituições de Ensino Públicas (indisciplina, problemas de assimilação de conteúdos, drogas, sexualidade, enfrentamento a violência, etc.). Destacamos uma problemática não enfrentada pela maioria dos profissionais da educação: o deslocamento de professores. Devido ao difícil acesso à comunidade, os professores que se propõem a vir de Paranaguá em pequenas embarcações, muitas vezes enfrentam condições climáticas adversas, porém, tentam cumprir os seus deveres de aprimorar e trazer novos conhecimentos a esses estudantes. É com responsabilidade, comprometimento e pelo dom de ensinar que os profissionais procuram oferecer a comunidade escolar uma educação de qualidade.

Através de questionamentos levantados junto aos estudantes do Ensino Médio, observou-se que estes sabem da importância da educação, não só como possível melhora no fator econômico, mas também de convivência social e dão um inestimável valor a mesma.

Os jovens reconhecem que a baixa ou inexistente escolaridade dos pais, muitas vezes impossibilitou a tentativa da busca por novas oportunidades no meio urbano, quando se fez necessário devido a dificuldades enfrentadas durante os seus históricos de vida.

Quanto às suas perspectivas de futuro, parte dos jovens pretende ir em busca de oportunidades de empregos em empresas da cidade, sendo esta uma decisão muitas vezes motivada pelos pais, que em sua maioria tem a visão de vida sofrida na pesca artesanal e não desejam o mesmo caminho para seus filhos.

Em contra partida, outra parcela deseja continuar na comunidade, sobrevivendo da pesca e de outras atividades, dando continuidade a cultura caiçara tradicional, transferindo o conhecimento de geração a geração.

Sedo assim, conclui-se que uma das funções principais da escola do campo e das águas é valorizar e aprimorar a cultura empírica dando aos jovens a oportunidade de escolha entre sair da comunidade e estar apto a enfrentar a vida fora dela ou então, permanecer e contribuir social e economicamente para a manutenção da tradição local.

Pescaria

(Dorival Caymmi)

Ô canoeiro bota rede,

bota rede no mar

ô canoeiro bota rede no mar.

Cerca o peixe,

bate o remo,

puxa corda,

colhe a rede,

Vai ter presente pra Chiquinha

ter presente pra Iaiá

ô canoeiro puxa do mar.

Cerca o peixe,

bate o remo,

puxa corda,

colhe a rede,

ô canoeiro puxa rede do mar.

Louvado seja Deus Ó meu pai.

Vai ter presente pra Chiquinha

ter presente pra Iaiá

NRE Paranaguá - Paraná

Colégio Estadual Povoado São Miguel