PANTOMÍNIA - FORMA DE LINGUAGEM

CEEP PEDRO BOARETTO NETO - NRE CASCAVEL PARANÁ

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO GRUPO DA ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO

DATA: 26.09.2015

ANETE TEREZINHA TRASEL

ANDRÉ JANDREY

ANNA JOYCE PEREIRA COSTA

EVALDO MARTINS S. FILHO

ELEDIR IGNÁCIO DOS SANTOS

CRISTIANE LUZIA CAMBOIN BISSANI

ELOISA ANTUNES PEREIRA

ADRIANA APARECIDA N. PEREIRA

FÁBIO DOS SANTOS GIACOMEL

CLÓVIS ORTIGARA

EUNICE BILLER

FRANCISCA F. DA SILVA

 

REFLEXÃO E AÇÃO

1) Assistir ao filme, procurando observar e anotar, quais são as relações entre linguagem e construção da realidade; como as práticas de linguagem estão atreladas aos contextos sociais e históricos; como os conhecimentos de linguagem listados acimas aparecem no filme.
História INTERPRETADA: Durante uma viagem, o casal faz promessa de amor, se casam, curtem a lua de mel e, vivem felizes, tem sua filha e então são separados pela GUERRA, que recruta o marido, E os homens são levados a outro país, com outras paisagens e clima árido, um deserto,  a viagem é aérea. Servir a Pátria, deixar sua família, conviver com a MORTE. O marido é então ferido e sua vida acaba ali. É transportado de volta ao seu país, com um enterro digno. A mãe visita o túmulo do marido com a filha, o AMOR venceu! A VIDA continua por outro AMOR.

O objetivo consiste no domínio das metodologias de manipulação do teatro de sombras, na exploração artistística entre a sombra e o movimento em que a base e fundamento da comunicação é o corpo. Investiga-se as possibilidades expressivas do mesmo perante a luz ou ausência dela e através de estratégias que permitem o auto-conhecimento do corpo, fazem-se jogos de contrastes entre o movimento corporal e as sombras de modo a criar ilusões de óptica ao espectador.

O nosso olhar é muito importante para tudo o que recordamos e para o que vivemos. Ele proporciona o despertar dos nossos órgãos sensoriais e vice-versa, nos dá uma percepção mais realista do que vivemos. É a lente de uma câmara que está embutida em nossos olhos e que nos faz estar atentos ao mundo que nos envolve e que nos deixa apreciar visualmente tudo aquilo ele nos pode proporcionar.