PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.

Colégio Estadual Vereador Francisco Galdino de Lima - Toledo PR.

Professores Cursistas: Délia Maria Michelon; José Odecio Langer; Lucimara de Souza; Marinalva Matsuo; Valdeane Cassia E. Bezerra; Josiane Protti;

Jane Françoise Donadel; Josefa Sanches Navarro.

II – ETAPA – TEMÁTICA I

O PACTO é um convite para um grande e diferente olhar para o Ensino Médio, no sentido de superar as dificuldades.
A divisão por áreas de conhecimento pode unir os professores, é um chamado para o debate, para discutir.
“Organização do Trabalho Pedagógico e as Áreas de Conhecimento do Ensino Médio”.
• Linguagens
• Matemática
• Ciências da Natureza
• Ciências Humanas.

Faz uma reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico e requer um novo olhar sobre a escola com base no entendimento de que esta tarefa não é atribuição específica dos gestores escolares e coordenadores pedagógicos. É um princípio democrático orientador de todo o trabalho na escola.
Está organizado em três unidades:
1ª- Aborda a questão da formação humana integral, os direitos à aprendizagem, discutindo as trajetórias docentes e o reconhecimento das diferentes juventudes à luz das bases conceituais do redesenho do currículo do Ensino Médio.

2ª - Faz uma reflexão a respeito das ferramentas de planejamento participativo como mediações da organização do trabalho pedagógico.
3ª -Coloca a escola como locus da formação continuada, reconfigurando as ações pedagógicas de professores, coordenadores e gestores escolares no contexto da hora atividade.

O que se propõe é que as disciplinas se organizem de forma articulada no planejamento.
Problemas para organização de um Sistema nacional de educação no Brasil
Transplante cultural de teorias pedagógicas;
Precarização da formação inicial de professores;
Descontinuidades das políticas de gestão;
Questões históricas e geográficas de formação do nosso país;
Articulação público e privado.