PACTO NACIONAL PELO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO, COLÉGIO ESTADUAL MOYSÉS LUPION, ANTONINA.

Atualmente no ensino médio nos deparamos com vários desafios, iniciando com a deficiência dos alunos em relação aos conhecimentos básicos que são considerados importantes para o acompanhamento do curso. Outro desafio é fazer com que os alunos e os pais participem de forma ativa na construção do seu conhecimento.
       Percebemos no ensino médio um grande desinteresse por parte dos alunos em referencia aos conteúdos passados pelo professor, isso leva a uma grande quantidade de alunos com notas abaixo da média e a evasão. Percebemos também a deficiência de muitos alunos em relação aos conteúdos básicos, pré requisitos para um bom acompanhamento dos conteúdos de ensino médio e consequentemente em seu desempenho em sala de aula.
       No ensino médio, ainda, existe uma contradição entre preparar os nossos alunos para a vida ou prepara-los para o vestibular.
       Devemos em nossa escola, trabalhar inicialmente as dificuldades básicas dos nossos alunos e tentar chegar a uma definição do que realmente a escola deseja para os nossos alunos a fim de que criem meios adequados para sanar esses problemas.

Lenir Lopes Cabral

Carlos Eduardo de Abreu Calixto