Pacto / E.E. Profª Elge Renan Braga - Minas Gerais

E.E. Profª Elge Renan Braga
Local: Praça São Judas Tadeu, 53, São Sebastião do Bugre, Coroaci, MG.
Pacto pelo fortalecimento do Ensino Médio – Minas Gerais.
Formadora regional: Rúbia Schattner
Orientador de estudo: Helena Batista Lage Pereira
Professores cursistas: Roselaine de Paula Lacerda
                                    Silvania Rodrigues da Silva Braga
                                    Maria Aparecida da Cruz
                                    Cleonice Pereira do Nascimento Queiroz
                                    Maria do Rosário R. N. e Silva
                                    Paula Pereira Queiroz
                                    Rejane Dias da Silva
Etapa II, caderno III – Ciências da natureza.
Atividade: Reflexão e ação – págs. 28 e 41/Artigo
Componentes curriculares: Química e Física
Tema: Crise no fornecimento de água e energia
Introdução:
Energia é uma grandeza fundamental no estudo da física. É o agente realizador do trabalho. E o trabalho, por sua vez, foi criado para medir a energia.
A usina hidrelétrica obtém energia através do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessário a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água.
A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.
Normalmente as usinas hidrelétricas são construídas em locais distantes dos centros consumidores. O transporte de energia é feito por fios até as cidades.
A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de realocação das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes.
Impacto ambiental de acordo com a Resolução 01/1986 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) significa qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por alguma forma de matéria ou energia resultante de atividades humanas, que direta ou indiretamente afetam a sociedade.
Objetivos:
- Analisar os impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas no Brasil;
- Buscar elaborar formas de minimizar os impactos ambientais;
- Sensibilizar, previamente, a clientela escolar, acerca do projeto a ser vivenciado;
- Valorizar a vida no planeta.
Conteúdo:
Impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas no Brasil
Ação:
O tema foi trabalhado em sala de aula. Primeiramente foram trabalhadas as fontes de energia, ressaltando que a maior fonte de energia elétrica no Brasil provém das usinas hidrelétricas, por esse fato é que foi escolhida essa fonte de energia elétrica.
Foram feitas pesquisas pelos alunos sobre os impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas. Realizada a pesquisa, foi feito um debate conscientizando sobre os impactos ambientais. Os alunos sugeriram uma possível visita a uma usina hidrelétrica.
Ações interdisciplinares a serem realizadas:
- Palestra: Mata ciliar e preservação das nascentes;
- Visitar e produzir acervo fotográfico dos córregos do nosso distrito;
- Solicitar registros feitos no ambiente escolar.
Bibliografia:
- www.brasilescola.com/geografia/energia-hidreletrica.htm