Os tipos de pensamento matemáticos.

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO DE CAMPO BONITO, PARANÁ.

Após a análise em grupo, identificamos em diversas atividades de diversos componentes curriculares , identificando os tipos de pensamentos matemáticos envolvidos em cada um:
Componente Curricular: Matemática – Probabilidade: Tratamento da informação. Breve descrição da atividade: Levar dados para os alunos e anotar os possíveis resultados, e combinações. Tipos de pensamento envolvidos: Indutivos; Lógico dedutivo e Pensamento não determinístico.
Componente Curricular: Filosofia – Filosofia da Ciência: Surgimentos das Ciências Humanas. Problemas relacionado a matematização nas Ciências Humanas. . Breve descrição da atividade: Simular atividades de comportamento em grupo, sobre determinadas situações. O objetivo é avaliar situações onde podemos ou não prever as possíveis ações realizadas pelo grupo. Tipos de pensamento envolvidos: Indutivos; Lógico dedutivo e Pensamento não determinístico.
Componente Curricular: Biologia: Genética, . Breve descrição da atividade: Realização de atividades envolvendo o cruzamento de alelos múltiplos. . Tipos de pensamento envolvidos: Indutivo e lógico dedutivo.
Componente Curricular: Arte:  Renascimento, . Breve descrição da atividade: A partir da análise de obras, procurar noções de perspectiva, ponto de fuga, proporção e volume. Tipos de pensamento envolvidos: Indutivo e geométrico espacial.
           Referente a questão sobre o predomínio do pensamento lógico dedutivo nas atividades propostas em matemática, podemos dizer que  não em sua totalidade, a maioria dos estudantes fica limitada somente à adequação do conteúdo quando apresentado em sala de aula. O problema principal basicamente consiste em justamente ao relacionar estas áreas com os conceitos norteadores da matemática.
           Já, com relação a tabela,  praticamente em todas as disciplinas, é possível relacionar com os conceitos que constituem a matemática., e os tipos mais freqüentes de pensamento são o Lógico dedutivo e indutivo. E pode-se verificar o que foi afirmado, o  pensamento mais usado nas atividades de matemática é lógico-dedutivo.
          Podemos produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático estabelecendo uma adequação ao conteúdo ministrado.. isso poderia auxiliar em planejamentos individuais e coletivos, apontando a escolha do que será trabalhados com os jovens, quando pensamos em adequar o conteúdo as atividades propostas e buscamos estabelecer as formas como ocorre a aprendizagem, ou raciocínio com os alunos, tornando mais eficaz a aplicação e assimilação, compreensão, e a efetivação de conteúdo.