Os desafios remanescentes da construção histórica do Ensino Médio

A partir da leitura e reflexão do material (caderno 1, unidade 1 e 2), percebemos que o desafio central está na falta de identidade do curso de Ensino Médio, no sentido deste se adequar a realidade e anseio do sujeito que faz uso do mesmo. Além do que, o estudante não encontra neste curso um objetivo específico e fundamentado de forma utilitária.
      O ensino acaba por ser um depósito de um "suposto conhecimento", no qual ocorre a obrigatoriedade de cumprir índices estatísticos e assim colaborar para um disfarce do desenvolvimento educacional.
      Há necessidade de que o Ensino Médio não apenas enfoque no cumprimento de dados quantitativos - como bons índices de aprovação e menor índice de evasão - mas que a qualidade de ensino também seja discutida, no intuito de que o pertencimento do estudante para com a educação e o "conhecimento para vida" também sejam eficazes.

Professoras: Maria Helena S. Castilhos, Roselia Maria Soares Loch, Maristela Carlos, Fernanda Maria de Araujo.