Os Desafios do Ensino Médio e Realidade Brasileira

*Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles.

Sou professora de lígua Portuguesa, Aparecida de Lourdes Citron, trabalho no Colégio Estadual do Campo José de Alencar, na cidade de Baganey PR. Os desafios atuais não diferencia  do passado, onde a criança freqüentava  o ensino fundamental e chegando ao ensino médio tenha  que ajudar a família no sustento da casa e muitas vezes eram  eles mesmos quem sustentavam suas famílias, outro fator é o desestímulo que o próprio sistema oferecia e continua ofertando ao jovem, o certificado de ensino médio não fará diferença em sua vida.

Se nos reportarmos ao passado as instituições selecionavam os alunos para seus cursos, pois a ideia era que apenas algumas pessoas tivessem acesso ao conhecimento a população pobre tinha apenas que serem preparados para o mercado de trabalho (industrial), mas ficou claro que isso não era suficiente, então as escolas passaram a dar ênfase ao vestibular este também não foi suficiente para atender a demanda do Ensino Médio brasileiro.

No entanto a educação brasileira vive a mercê dos progamas governamentais que mudam a cada quatro anos, diante deste problema ficamos meio desnorteados, enquanto não tiver um único objetivo governamental a educação passará por dificuldades apresentando resultados insatisfatório e nos desafiando a repensar a evasão, a repetência e outros problemas.

* Levante dado que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

Somos um município pequeno, o mercado de trabalho são em cidades vizinhas, onde as pessoas têm que se deslocar cerca de 60 quilômetros e ganham em torno de um salário mínimo, no aspecto cultural a cidade deixa a desejar, não temos teatros, cinemas, entre outros. A vida de nossos alunos é sem estímulo, alguns possuem o objetivo de cursar curso superior outros apenas em terminar o ensino médio. A idéia de ganhar dinheiro fácil com pouco trabalho vem tecendo na cabeça do jovem, levando-os a mundo do tráfico.