Os Desafios do Ensino Médio: Dificuldades e Superação

Curitiba, 28 de julho de 2014
Aluno Bolsista: Paulo Roberto da Veiga Buzetti

Os Desafios do Ensino Médio: Dificuldades e Superação
             No processo de ascensão ao Ensino Médio percebe-se uma gradativa diminuição da quantidade de alunos em cada fase do ensino fundamental, continuando esta situação durante o período do Ensino Médio. Verificando-se também as condições dispares entre os alunos que chegam ao Ensino Médio, em termos de conteúdos e de compreensão do papel da escola. Pensar na importância do Ensino Médio passa por saber se o Ensino Fundamental esta criando bases suficientes para assegurar a qualidade dos alunos para o Ensino Médio brasileiro.
            Percebe-se uma faixa etária atrasada dos alunos no período do Ensino Fundamental, dos 13 aos 16 anos de idade, que não encontram condições sociais adequadas para seus estudos; retenções repetidas em um mesmo ano e a distancia do EJA de suas residências.  Muitos destes alunos não voltam a estudar tanto no ensino fundamental quanto no médio, pois ingressam no mercado de trabalho: estando ou não qualificados e sem opção de escolha profissional.A evasão escolar é algo preocupante.
           A gradativa diminuição da quantidade de alunos a cada ano até a conclusão do Ensino Médio tem relação com a valorização da escola perante a comunidade e alguns problemas de organização familiar.
            A renda familiar brasileira tem pelo menos dois provedores (pai e mãe); estes não conseguem manter uma qualidade de vida a seus filhos, vendo do ponto de vista organizacional: horário de almoço, de estudos, de cultura e lazer. A permanência em período integral de alguns alunos no Ensino Fundamental poderia garantir melhores condições de ascensão dos alunos ao Ensino Médio, assim como uma maior compreensão do valor e papel da escola.
A Educação de qualidade passa pela boa capacitação de seus professores (estudos individuais e em grupo), preparação das aulas (materiais de apoio, organização dos conteúdos e estratégias de ensino aprendizagem), verificação do aprendizado dos alunos e principalmente a reflexão de sua aplicação teórica na prática escolar.A capacitação dos professores pode ser oferecida pelo governo, mas deve estar atrelada a necessidade intrínseca da profissão de professor. Isto é, as reflexões dos professores devem ser consideradas. O aumento da hora atividade torna-se necessário para o cumprimento qualitativo da qualificação do professor, seja para a reflexão dos conteúdos, assim como o aprendizado dos alunos.
            O conteúdo e a distribuição das aulas por disciplina devem ser pensados em vista a qualidade da formação dos alunos no Ensino Médio. Uma quantidade grande de conteúdos pode “sucatear” o aluno com informações, impedindo um aprofundamento em assuntos mais relevantes e proporcionando pouca reflexão. A divisão dispare entre a quantidade de aulas por disciplinas coloca o professor em situação de formação reduzida de conteúdos, tendo que, devido ao tempo, cortar informações.