Os alunos e sua confusa relação com a Escola

O Grupo EMDiálogo da UFSM conheceu nos primeiros encontros a Escola Pe. Pedro Marcelino Copetti, que fica no município de Ivorá, na região central do RS.

A Escola nos foi apresentada pelos alunos do 2º. ano do ensino médio, e no terceiro encontro foi solicitado que os alunos escrevessem “o que sentiram ao apresentar a sua escola; como foi o passeio pela escola na visão deles”.

É nítida a dificuldade dos alunos de expressar os sentimentos pela Escola, mesmo que alguns tenham passado toda a infância e boa parte da juventude neste ambiente. Talvez isso se construa devido ao fato de que apesar de terem um sentimento de pertença, não se sintam parte a ponto de modificar o ambiente escolar. Fato este que não ocorre somente na Escola Pe. Pedro Marcelino Copetti, mas em diversas instituições escolares, apresentando um sintoma a ser debatido pelos pensadores da educação.

Sentimentos esses que foram expressos em pontos positivos e negativos, sem mais delongas, demostrando a dificuldade de pensar nesse e sobre esse ambiente escolar. Hoje fica claro que não se pode “separar o mundo da vida do mundo da escola” como coloca Emilio Fanfani, contudo a questão que permanece é como construir um diálogo entre a Escola e as identidades dessas juventudes, para que estes se sintam sensibilizados com o local que lhes pertence, a Escola, possibilitando a identificação e a construção nesse ambiente.

Essa atividade que faz parte da proposta inicial “A Escola, a Aula e Eu”, apresenta-se como rica fonte de estudos da relação que se constrói entre o protagonismo dos alunos e a sua afinidade com a Escola, mostrando o meio complexo e os diversos atores inerentes a esse ambiente. Talvez a dificuldade de encontrar palavras para definir esse sentimento para com a Escola, aponte a necessidade de exercitarmos com mais frequência o ouvir a voz da juventude.

Abraço da Equipe em Diálogo.