ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA – temática 05

Colégio Estadual do Campo São Roque – Ensino Fundamental e Médio

Orientadora: Nadir Teresinha Gatelli
Cursistas:
Eliane Terezinha Bedin
Elton José Schaefer
Loreni Foletto Toigo
Maria Janete Bottega Corbari
Marines Maria Penso
Marinice Bencke Sotoriva
Rosangela Aparecida Borovicz de Oliveira
Silvana dos Santos Franzen
Sonia Regina Radaelli

A Gestão Democrática na escola é fundamental, pois é um processo de construção social que além da legislação depende também da participação de diretores, pais, professores, alunos, funcionários e entidades representativas da comunidade local. É  através dela que interagimos  com nossos alunos, falando, ouvindo e entendendo seu modo de ser e pensar. É Por meio dela, que deixamos claro como nosso aluno será avaliado, se por provas objetivas, descritivas, trabalhos dentre outros e dessa forma os educandos são vistos como sujeitos que fazem parte do processo  de ensino aprendizagem.
Também podemos dizer que através da gestão democrática, a comunidade escolar (APMF, Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, professores, funcionários,...) tem vez e voz, podendo opinar nas ações da escola tanto as de cunho pedagógico, quanto nas atividades culturais, extraclasses e administrativas.
Após a inclusão da política da gestão democrática na Educação é que conseguimos nos posicionar quanto aquilo que acreditamos ser o melhor para a Educação e trabalhar dentro da realidade local onde a escola está inserida. Quando se trabalha em conjunto com toda comunidade escolar famílias começam a perceber melhor o que seria um bom atendimento escolar, a escola aprende a ouvir sugestões e aceitar influências.
Realizar uma gestão democrática significa acreditar que todos juntos têm mais chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola. Ampliando o número de pessoas que participam da vida escolar, é possível estabelecer relações mais flexíveis e menos autoritárias entre educadores e comunidade escolar.
Uma gestão democrática requer a participação da comunidade escolar nos processos que envolvem a formulação e implementação coletiva das metas, objetivos, estratégias e procedimentos da escola, quer sejam aspectos pedagógicos, quer sejam relativos à gestão administrativa dos recursos financeiros. A escola deve estar aberta ao diálogo, garantir a eficácia escolar e possibilitar uma aprendizagem significativa aos alunos. A escola é um espaço social, público, por isso é necessário que haja Gestão Democrática, de forma que todos os integrantes da escola possam participar, sugerindo e opinando se necessário. A gestão democrática nos da direito de dialogar e opinar, com nossos colegas, alunos, pais, ou filhos, independente do papel que exercemos, seja na escola ou na sociedade.