Organização e Gestão Democrática da Escola - Caderno V

Reflexão e Ação Caderno V (questões 1,2 e 3)

Situações de exclusão
*pouco diálogo com a comunidade escolar
*pouca informação sobre prestação de contas
*falta de comunicação sobre decisões do conselho escolar e APMF
*falta de discussão com a comunidade escolar acerca dos problemas de violência na escola

Motivos da exclusão

*gestão centralizadora
*os mesmos grupos na gestão escolar
*a comunidade está alheia a administração escolar
*a rotina leva a um pragmatismo imediatismo devido à burocratização da gestão do sistema

Situações de Inclusão

*nos momentos de formação continuada ou pedagógica
*nos planejamentos do trabalho pedagógico
*na convocação para falar com os pais: disciplinares e rendimento escolar
*nas decisões sobre: aplicação de verbas públicas, nas paralisações por motivo de greve, nos eventos sociais
*nos projetos extracurriculares

Motivos da Inclusão

*a insistência dos professores e comunidade escolar em participar das decisões relativas à gestão
*grande parte de comunidade está consciente da sua participação efetiva no projeto educacional
*abertura por parte da direção em relação a projetos extra curriculares

Algumas sugestões, para que esse processo de deliberação possa acontecer, são o fortalecimento das seguintes instituições:

1) Conselho Escolar
2) APMF
3) Grêmio Estudantil

É necessária, também, uma maior participação do Corpo Docente nos projetos escolares.
                      Para que os nossos estudantes tenham um melhor rendimento escolar seria necessária uma maior participação dos pais ou responsáveis.
                      Conforme a ata Nº10/2013 o Conselho Escolar foi constituído em treze de setembro de 2013, de acordo com o Subsídio fornecido pela SEED.
  a)Entre as decisões tomadas pelo C.E., por exemplo estão:
*compra de materiais permanentes
*transferência de aluno
*questões referentes a funcionários
*substituição de permissionários
b)As decisões e as práticas foram coerentes com a realidade da escola
c)As decisões são tomadas democraticamente conforme atestou um membro do conselho. Falta comunicação entre os representantes e seus representados.

Professores Cursistas: Daniel Oliveira, Eli Cristina Paz, Fernando Lacerda, Jefferson Kimura, Marlene Mattos, Nelson Luiz Ribeiro, Silmara Alves da Silva, Silvia Jocowski e Simoni Cunha Vigiano.

OE Everton Souza

Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento