Organização do trabalho pedagógico

Etapa 2 Caderno I – Organização do trabalho pedagógico
O professor Miguel Arroyo realiza uma discussão acerca da diversidade na sociedade e na escola. Vamos assistir ao vídeo? Faça uma reflexão com seus colegas, com base nas questões: 1- A diversidade e a pluralidade constituem desafio na organização do trabalho pedagógico escolar? Quais? 2- A pluralidade e a diversidade podem ser mola propulsora de nova organização do trabalho pedagógico? Como? Por que? Essa reflexão possibilitou um novo olhar sobre a diversidade da sua escola? Registre as conclusões dessa reflexão, destacando os aspectos que a comunidade escolar precisa considerar na reescrita do PPP e na elaboração do Plano de Trabalho Docente. Apresente os registros dessa reflexão ao Conselho Escolar para análise, apreciação e deliberação quanto a mudanças necessárias das práticas pedagógicas e de gestão da escola.
A diversidade e pluraridade existente na escola não deve ser encarada como um problema, mas como uma oportunidade para abordar temas como respeito, solidariedade, justiça e não violência. É falar mais abertamente sobre as diferenças e o diálogo. Sendo assim, o assunto pode, sem sombra de dúvida, ser considerado como uma mola propulsora do trabalho pedagógico. Este tema pode direcionar os trabalhos pedagógicos, uma vez que parte da valorização e do respeito a cada um, uma vez que busca construir a cidadania e a construção de valores socialmente desejáveis.